Home Educação

Alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas trabalham importância do diálogo

Em continuidade às aulas online adotadas em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Três Lagoas trabalharam a importância do diálogo na aula da disciplina de Filosofia. Com a temática “Conversando a Gente se Entende”, eles demonstraram com desenhos os conhecimentos adquiridos quanto à educação afetiva.

Segundo a diretora Zuleica Alves Guimarães, a proposta foi explorar nas aulas de Filosofia a temática “Conversando a Gente se Entende” por meio da reflexão e debate nas web aulas, sobre assuntos de ética e cidadania. “As aulas de Filosofia fazem parte de um dos grandes diferenciais das escolas do Sesi, pois propiciam ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico e resolução de situações problemas, a chamada educação para o pensar”, disse.

Ela completa que a temática abordada pela professora Gisleine de Lucena foi de extrema importância no sentido de contribuir com a formação dos alunos no momento atual em que as emoções se encontram afloradas devido ao distanciamento que a pandemia provocou em todos. “Os alunos anos foram incentivados a expressar o conhecimento por desenho, relacionado ao tema e em webs aulas exploramos teorias para estimular o pensamento sobre o papel do indivíduo na sociedade, a valorização da convivência e assuntos como diálogo, respeito e gentileza em aulas de Filosofia e Arte”, pontuou.

A professora Gisleine de Lucena acrescenta que, mais do que nunca, a temática adotada é importante devido ao momento atual da pandemia e, assim, os alunos concretizaram a atividade no sentido de enriquecer seus conceitos em ética e cidadania, reconstruindo valores e participando de ações online educacionais. “Sempre é válido trabalhar temas interdisciplinares e sociais aos conteúdos ministrados. É enriquecedor ao aprendizado. E os alunos participaram com debates e teorias sobre o tema. Não poderia deixar de fazê-lo mesmo sendo cancelada a proposta”, falou.

Os alunos também aprovaram a atividade da disciplina de Filosofia. “Gostei de fazer o desenho por que aprendemos mais sobre o assunto que tratamos nas aulas de Filosofia, que foi o diálogo”, disse a aluna Pietra Xavier Souza. “Achei muito legal fazer esse desenho pois estimula a pesquisa e a observação da falta de diálogo que existe gerando possíveis brigas, principalmente agora em que vivemos em isolamento social precisamos de muito diálogo”, completou a aluna Julya Amorim Turci.

Para o aluno Fernando Kato Ribeiro, a atividade permitiu debater sobre a importância do diálogo. “Gostei sobre o assunto, pois precisamos conversar e ter trocas com o outro para chegar em um acordo comum e haja felicidades de ambas as partes”, afirmou. “Apesar de não ser um desenhista, procurei mostrar pelo meu desenho a importância de ouvir o outro e também ser ouvido, ter comunicação para não ter brigas”, finalizou o aluno Luiz Antônio Dias Leite.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.