Home Educação

Alunos da Escola do Sesi de Capital desenvolvem programações de robótica virtual

A aluna Laryssa Ayumi – Divulgação

No âmbito das atividades e aulas remotas adotadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Campo Grande conheceram o programa “Open Roberta Lab”, em aulas de robótica virtual. Lançada recentemente pela Google na Alemanha, a plataforma é um ambiente de programação baseado nas nuvens, que foi pensada para ajudar estudantes e professores a programar pequenos robes feitos a partir de kits de hardware.

A professora Renata Aparecida Zandomenighi, que leciona a disciplina de matemática, foi a responsável por apresentar o programa aos alunos, ensinamentos que foram passados semanalmente nas aulas. “Alguns momentos das aulas eram reservados para discutirmos a programação do desafio da semana, despertando a curiosidade e aguçando a investigação para a resolução do problema. Alguns alunos tiveram melhor desempenho por ter maior facilidade na programação da robótica”, destacou.

Após os ensinamentos, os alunos realizaram uma sequência de comandos organizados logicamente para execução das atividades como: braço mecânico, carro programável, robe contornador, urna eletrônica e Dragster (um tipo de veículo com motor extremamente potente). O aluno Alexandre Batista contou que as aulas foram desafiadoras e motivaram os estudantes a aprenderem novas formas de programação. “Achei excelente essa plataforma, pois além de ser a robótica simulada, é um programa que não exige muito da máquina, e também a linguagem em blocos que é oferecida é bem completa e simples de entender”, completou.

Mesmo diante da pandemia e da necessidade de aulas virtuais os alunos continuam desenvolvendo projetos de robótica, de forma online. Estimulando o aprendizado multidisciplinar dos alunos, como destacou o estudante Thiago Arakaki. “Gostei do programa por conta de ser algo que eu já gostava de fazer durante as aulas presenciais”, declarou. “Esse é um programa muito dinâmico e de fácil acesso, comparado a qualquer outra plataforma que já vi. Com os desafios de cada programação aprendi matemática e física de uma forma bem mais dinâmica “, completou a aluna Laryssa Ayumi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.