Alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado ficam em 2º lugar em feira de ciência

A equipe de iniciação científica da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado ficou em 2º lugar na área da saúde e o 4º lugar geral na Fecitel (Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas), realizada de 19 a 23 de outubro, de forma online, com o projeto “Avaliação das propriedades repelentes dos frutos de noni (Morinda citrifolia) aplicadas ao caruncho do milho (Sitophilus zeamais)”.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Diego Soares Ribeiro, Igor Guissani Bruno e João Victor Ramos Sidronio dos Santos, que foram orientados pelo professor articulador Vinícius Agostini Machado e co-orientados pelo professor Rogério de Oliveira Lima. Agora, eles já estão automaticamente classificados para a edição 2021 da Fetec/MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul).

Segundo a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Watanabe, o colégio oportuniza seus estudantes a entrarem no mundo da iniciação científica como forma de expandir conhecimentos em diversas pesquisas. “É motivo de grande orgulho termos uma equipe de iniciação científica entre os primeiros lugares na Fecitel e entre os finalistas da Fetec 2021”, afirmou.

O professor Vinícius Agostini Machado explicou que o resultado é fruto de toda a dedicação e empenho dos alunos. “Foi um trajeto árduo, mas os meninos se esforçaram muito e agora é hora de colher os frutos, ser finalista de uma feira como esta representa um enorme passo para o futuro engajamento dos alunos no meio universitário, sem contar o peso enorme que a publicação trará a eles em 2021”, pontuou.

Para o aluno João Victor Ramos Sidronio dos Santos, as aprovações em feiras de ciências são de extrema importância e servem para motivar os estudantes ainda mais. “Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nós e outros integrantes da iniciação continuamos aprendendo cada vez mais e buscamos o reconhecimento pelo projeto que nos proporciona visibilidade e, consequentemente, premiações”, afirmou.

Na mesma linha, o aluno Diego Soares Ribeiro também comentou que a pandemia trouxe apreensão, pois atrasou todo o cronograma de desenvolvimento. “Realizamos reuniões online e alguns meses atrás, chegando o período de inscrição para a feira, conseguimos nos inscrever. O resultado foi uma surpresa e agora a meta é continuar a mesma dedicação para conseguirmos bons resultados em 2021”, finalizou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.