Home Cultura

Alunos da Escola do Sesi da Capital “atualizam” a Semana da Arte Moderna de 1922

Exposição virtual realizada por alunos da 2ª série do Novo Ensino Médio da Escola do Sesi de Campo Grande – Divulgação

Como parte das atividades e aulas online adotadas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 2ª série do Novo Ensino Médio da Escola do Sesi de Campo Grande promoveram uma exposição virtual em que “atualizaram” as propostas modernas inspirados e correlacionando os acontecimentos da “Semana de Arte Moderna de 1922”.

O evento foi uma manifestação artístico-cultural realizada no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, quando os artistas envolvidos propuseram uma nova visão de arte a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.

No caso da “releitura” dos alunos da Escola do Sesi da Capital, o objetivo foi que os estudantes compreendessem as motivações dos artistas que montaram a semana de arte no início dos anos 20 do século passado e, baseado naquele ideal artístico e social, como seriam as proposições defendidas em 2020, considerando os acontecimentos e sentimentos atuais.

Fazendo uso compartilhado e coletivo do Microsoft Power Point, os alunos criaram uma exposição virtual com obras autorais, buscando pontuar aspectos da vida moderna. Aos moldes e no intuito de propor ressignificação de ideais estabelecidos, assim como propôs a Semana de Arte Moderna, a exposição de 2020 dos alunos reuniu obras que refletiram sobre tecnologia, hiperconectividade, algoritmos digitais, preconceito e negacionismo.

Segundo o professor Mateus Bonafé, a atividade mexeu com o lado “modernistas” dos alunos. “Fiquei extremamente contente em ver como eles usaram da arte para se expressarem. Na aula, fizemos um passeio pela exposição e ficamos vários minutos em cada obra, analisando-as e compartilhando as nossas leituras de cada uma delas. Foi muito proveitoso e enriquecedor essa atividade, pois pudemos entender na prática um pouco daquele teor de renovação social, um dos pontos centrais da semana de 22”, disse.

“Com a atividade proposta de criarmos um museu virtual, conseguimos ampliar nossa visão da modernidade, do que ela é e representa, como estamos tão atrasados, mas tão evoluídos, como somos tão frios e ao mesmo tempo extremamente emocionais. Com essa atividade foi possível retratar o quanto nossa geração está sim prestando atenção no mundo e tem um grande entendimento dos dias atuais, ao contrário do que muitos pensam”, disse a aluna Millena Gabriela Flores Silva.

Já o aluno Matheus Augusto Maldonado Melgarejo Ferreira destaca que foi uma ótima proposta a atividade e lhe ajudou muito em certos pontos. “Um exemplo disso foi no despertar da minha criatividade e outro fator é a sensação de criar sua própria obra que é muito divertido e satisfatório, pois o assunto modernidade fez recordar de um livro que eu já havia lido há muito tempo. O livro foi ‘1984’, de George Orwell que foi a principal inspiração para minha obra”, finalizou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.