Como parte das atividades e aulas remotas adotadas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Campo Grande criaram planilhas e gráficos manipulando a ferramenta de Excel e utilizaram a conta de energia elétrica das próprias casas para analisar o consumo em kWh (quilowatt-hora) referente ao ano de 2020.
Segundo a professora Renata Vandomenighi, que leciona a disciplina de Matemática, a atividade teve como objetivo compreender a ferramenta Excel e os tipos de gráficos disponíveis em suas funções. Ela explica que eles acessaram a ferramenta e escreveram em uma tabela os dados dos exemplos da apostila.
Posteriormente, completou a docente, os alunos conheceram os diversos tipos de gráficos que o Excel oferece e, no fim, tiraram os dados do consumo da conta de energia elétrica em kWh da própria residência referente ao ano de 2020. “Cada um construiu seu gráfico a partir dessas informações e puderam analisar o consumo e, até em alguns casos, propor junto aos seus pais estratégias de economia”, relatou Renata Vandomenighi.
Ela acrescenta que o Excel é uma excelente aliada no ensino, principalmente em Matemática, então foi aí que pensou em aliar o conteúdo com essa prática digital. “Mostrei e expliquei como se utiliza o gráfico que estavam nos exercícios da apostila, ensinei como criar os tipos de gráficos com a ajuda do Excel. Pedi para que eles fizessem os exemplos no próprio Excel e juntos manipularam a ferramenta, compartilharam a tela com os colegas, explicaram como fizeram e também questionaram bastante sobre o uso dela”, ressaltou.
A professora reforça que alguns alunos manusearam o Excel pelo celular mesmo e gostaram bastante. “Com a conta de energia, pedi para que utilizassem os dados de consumo em kWh do ano de 2020 e descrevessem na tabela para criarem o gráfico de consumo da sua casa. Foi aí que entramos também na discussão sobre o alto consumo da energia e as possibilidades em diminuir esse consumo. Foi muito bom e produtivo, gostei de vê-los produzindo e conhecendo uma ferramenta tão importante no nosso dia a dia”, argumentou.
Para o aluno Pietro Taveira Boza, a atividade foi muito produtiva. “Eu já conhecia a ferramenta Excel, mas aprendi bastante coisas novas como fazer os gráficos. Daquela maneira é bem mais fácil de fazer. Gostei muito de trabalhar gráficos nessa ferramenta, achei fácil porque eu já tinha uma certa familiaridade com o Excel. Tive facilidade em descrever os dados na tabela e transformá-los em gráficos e senti uma satisfação ao conseguir ver meu gráfico pronto a partir de um clique”, afirmou.
O aluno Guilherme de Souza Barrios também já conhecia o Excel, porém não tinha muitos detalhes das inúmeras funções do programa. “Durante as aulas aprendi a construir tabelas a partir de dados e números. Foi uma experiência legal em construir tabelas e gráficos apesar de ser um pouco difícil mexer no Excel, não foi muito difícil fazer a tarefa. Gostei muito da parte em que o Excel lhe entrega as porcentagens, pois não precisaremos fazer contas. A minha maior dificuldade foi construir a tabela em gráfico de pizza na aula. Aprendi a ler e interpretar os gráficos para retirar informações e colocar em contas”, falou.
Já o aluno Ricardo Augusto Maia de Souza não conhecia a ferramenta Excel e aprendeu bastante sobre os gráficos. “Foi uma experiência muito legal, me senti um empresário. Para mim, foi fácil e divertido e o que eu mais gostei de fazer foi transformar os dados da tabela em um gráfico, a maior facilidade é fazer a tabela com os dados. Quando consegui elaborar a planilha e os gráficos tive uma sensação de responsabilidade”, finalizou.