Ação social leva alegria e atendimentos de saúde a duas instituições de Dourados

Ações educativas, orientações e avaliações de saúde foram realizadas no Lar Ebenézer e Lar do Idoso

Nutricionistas do HU-UFGD durante orientações sobre alimentação saudável às meninas do Lar Ebenézer, em Dourados – Divulgação

A preparação coletiva de um lanche diferente, com frutas, sucos, tortas, bolos e sorvete, marcou o início da ação Ebserh Solidária, nesta quinta-feira (20), no Lar Ebenézer Hilda Maria Corrêa, em Dourados. O Lar atende atualmente 15 meninas em situação de risco e vulnerabilidade social, com idades entre 4 e 18 anos.

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) participou da ação simultaneamente com os hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em todo o país.

As meninas do Lar Ebenézer participaram da preparação do lanche, que foi uma espécie de oficina sobre alimentação saudável, coordenada pela equipe de nutricionistas do HU-UFGD. “São dicas e receitas simples, e é muito bom poder ensinar que a alimentação não precisa ser cara para ser boa e saudável. E o melhor é que, nesse tipo de ação, a gente sempre aprende. É importante a gente poder se doar um pouco nesse contato com as pessoas num ambiente diferente do hospitalar”, comenta a nutricionista Viviane Castilho Justo.

Depois do lanche, as meninas passaram por atendimentos, avaliações e orientações dos profissionais de Fisioterapia, Odontologia e Pediatria, além de receberem os presentes que cada uma escolheu previamente, por meio de “cartinhas” que foram adotadas pelos colaboradores do hospital. Por conta da programação da época de festas, a maioria das meninas já estava na casa de “padrinhos”, mas, ao retornarem, receberão os presentes que pediram.

A equipe do Setor de Farmácia Hospitalar também participou da ação, oferecendo organização e orientações específicas sobre a “farmacinha”, a respeito dos medicamentos de uso geral e os que estão prescritos especificamente a cada menina.

“Essas ações são sempre bem-vindas, não só pela importância das informações e dos serviços prestados, mas também por proporcionarem momentos de alegria e descontração, fora da rotina que muitas vezes é estressante e monótona para elas. Isso é realmente muito importante para o desenvolvimento pleno das meninas, e nós ficamos muito gratos por ter vocês aqui”, diz a coordenadora do Lar, Giselle Ferreira.

O Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFGD, José Flávio Sette de Souza, comentou a importância social da ação e reafirmou a disponibilidade do hospital para dar continuidade aos atendimentos: “Estamos de portas abertas e à disposição de vocês para seguir com os atendimentos iniciados aqui, ou mesmo oferecer alguma assistência específica que as crianças necessitem”.

Momento da entrega de presentes de Natal aos moradores do Lar do Idoso – Divulgação

Lar do Idoso

No período da tarde, a ação foi levada ao Lar do Idoso de Dourados, instituição que abriga 34 pessoas, com idade entre 60 e 100 anos, em situação de vulnerabilidade social e que não contam mais com os cuidados da família.

Vicente Pereira Leme tem 79 anos e há oito mora no Lar do Idoso. Ele conta que a época das festas é sempre de bastante movimento na instituição: “Vem muita gente todos os dias, e é bom ter esse movimento. Aqui o atendimento é muito bom, especialmente o cuidado com a saúde, mas quando tem assim uma coisa diferente, sempre anima a gente”.

Foram feitas avaliações e orientações por profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e da Farmácia. A partir desta sexta-feira (21), os idosos que necessitam de atendimento em Oftalmologia passarão por consultas já agendadas no ambulatório do HU-UFGD.

O encontro com os idosos também foi encerrado com a entrega dos presentes escolhidos previamente por cada um deles, itens que variaram de roupas e calçados a rádios portáteis, perfumes, acessórios e até uma viola, que na mesma hora já foi posta em ação, substituindo o instrumento antigo de Carlos Antônio da Silva, de 61 anos, que é o “violeiro oficial” do Lar.

“A gente vira família, e é muito bom ver essa alegria nos olhos deles, porque às vezes um simples abraço é mais importante que qualquer objeto, presente ou contribuição material”, resume Otília Bezerra da Silva, que há 14 anos trabalha como cozinheira no Lar do Idoso.

Ebserh Solidária

No ano de 2017, foi instituído o projeto Ebserh Solidária, que se caracteriza pela missão de levar atendimentos em educação e saúde fora do ambiente hospitalar. Na primeira edição, realizada em novembro de 2017, mais de 16 mil atendimentos foram proporcionados a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades a grandes distância de centros urbanos, além de creches, asilos e escolas.

Na segunda edição, ocorrida em agosto de 2018, o foco da ação foi a comunidade venezuelana que atualmente vive em abrigos no estado de Roraima. Cerca de 4,6 mil atendimentos foram efetuados nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Enfermagem, Oftalmologia, Odontologia e Infectologia, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B, além de exames de próstata e imunização.

O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressalta o caráter solidário e humanizado do projeto, com destaque para a atividade do dia 20 de dezembro. “Essa é a terceira vez que juntamos os esforços de toda a Rede em prol das pessoas que mais precisam. E essa edição é especial, pois teremos a oportunidade não apenas de levar educação e saúde, mas também de levar um abraço, um sorriso e um afago justamente em uma época do ano tão significativa, que é o Natal”.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.