Home Educação

Acadêmicos de Fisioterapia da UNIGRAN aprendem sobre músculos com metodologias ativas

Em dinâmica e criativa, alunos de Fisioterapia aprenderam sobre músculos e suas estruturas – Divulgação/Unigran

Acadêmicos do 3º semestre de Fisioterapia da UNIGRAN participaram de uma aula sobre músculos e suas estruturas utilizando metodologias ativas. A atividade foi coordenada pela professora Ângela Midori, na disciplina de Cinesiologia e Biomecânica, e consistiu na formação de grupos que desenharam alguns músculos e suas estruturas nos próprios colegas, dinamizando e potencializando o aprendizado.

Midori explicou que o método é ideal para atender a complexidade do conteúdo. “Essas aulas incluem um conteúdo muito extenso, pois são muitos músculos para serem estudados, e eu tenho observado que eles têm dificuldade de entender somente utilizando as imagens. Enquanto futuros fisioterapeutas, eles precisam visualizar os músculos através da pele e decifrar a estrutura óssea, a inserção do músculo, nomenclaturas, entre outros. Quando utilizamos esses métodos temos um aproveitamento maior, além da participação ativa no processo de aprendizado”, disse.

O aluno Igor Pires Santos destacou a melhora no desempenho acadêmico a partir da utilização das metodologias ativas. “Este formato de aula contribui significativamente na melhoria do nosso aprendizado, pois é prático e facilita a localização dos músculos e suas estruturas, o que é imprescindível no exercício da nossa profissão, pois nos tratamentos temos que localizar o que devemos estabilizar e movimentar para reabilitar um paciente. Sem contar que esta metodologia exige maior atenção da gente, o que garante maior aprendizado”, apontou.

A utilização de metodologias ativas pelos docentes na UNIGRAN foi intensificada a partir da iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e Extensão que trouxe o professor doutor Ricardo Ramos Fragelli para uma palestra que inspirou os educadores a proporcionem um ensino que coloque o estudante como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.

Durante a palestra, Fragelli apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culminando no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.

Sobre as metodologias

Fragelli foi o criador das metodologias ativas Rei e Rainha da Derivada, Summaê e Trezentos, entre outras. O método surge da necessidade da colaboração, despertar o estudante para o colega que tem dificuldade de aprendizagem. Uma forma com que não existam estudantes isolados, pois o isolamento é um dos obstáculos mais angustiantes da educação.

De acordo com Fragelli, as metodologias ativas são um caminho profícuo para a aprendizagem. A ideia é o professor toda sua história potencializada por caminhos novos. No Rei e Rainha da Derivada, por exemplo, acontece uma inversão de papeis em sala de aula, os acadêmicos é que vão ao quadro resolver questões propostas pelo professor de maneira colaborativa, formam grupos para ensinar determinados conteúdos aos colegas, elaboram e corrigem questões.

O Summaê é um método interativo em que todos os participantes precisam resolver questões por meio de vídeos criativos de até dois minutos. Começa com as duplas apresentando seus vídeos e lançando desafios para os demais participantes, com a proposta do “aprender com diversão”. Nela, todos os participantes devem ir vestidos com algum chapéu, para tornar o ambiente muito mais divertido e interessante, de forma mais lúdica, tendo um elemento de semelhante para a integração dos participantes. Ainda, há uma mesa de professores que faz a correção das questões e sempre há a escolha do melhor vídeo e dos melhores chapéus.

Já a metodologia Trezentos foi criada a partir do filme da Warner Bros. Pictures que leva o mesmo nome, no qual um pequeno grupo de soldados espartanos ganha batalhas de exércitos mais numerosos. A técnica é baseada em aprendizagem ativa e colaborativa, em que após a realização de uma prova, a turma é dividida em grupos de estudos, que mesclam estudantes com boas e más notas. Em cada equipe, é escolhido um líder, geralmente o aluno de melhor nota, que dará apoio para os estudantes com baixo rendimento, oferecendo nova oportunidade de avaliação. Os que tiveram notas baixas têm o direito de refazer o teste, enquanto os estudantes com bom desempenho recebem acréscimo na nota de acordo com a melhora dos demais integrantes do grupo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.