Máscaras durante a pandemia: principais perguntas e respostas

Saiba quem pode usar o acessório e como escolher um modelo seguro que diminua a transmissão do coronavírus

Durante este momento da pandemia do COVID-19, as máscaras se tornaram itens populares entre pessoas de todo mundo. O objeto já era de uso comum nos países do Leste asiático, como a China e o Japão.

Lá, utilizar o acessório é uma forma de proteger seu nariz contra micropartículas de poluição. O uso também demonstra uma preocupação social, sendo um ato de educação, ao bloquear espirros indesejados.

Hoje é, também, uma forma de prevenção à transmissão do coronavírus, adotada por diversos países do globo. No Brasil, o uso de máscaras não é um hábito cultural. A adoção da medida de proteção foi recomendada pelo Ministério da Saúde brasileiro, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo é evitar que pessoas infectadas com o coronavírus, mas que não apresentam sintomas da doença, possam jogar gotículas contaminadas no ar por meio da fala, por exemplo. Abaixo, tire todas as suas dúvidas sobre o tema e saiba como cuidar de você e de todos ao seu redor.

Quem deve usar máscara?

A primeira recomendação do Ministério da Saúde foi de que apenas pessoas do grupo de risco utilizassem a máscara ao saírem na rua para ir ao mercado ou à farmácia, por exemplo. Posteriormente, a partir de estudos de caso, a recomendação é de que todas as pessoas utilizem o acessório.

A máscara representa uma barreira física para partículas e gotículas. Por isso, seu uso diminui o nível de contaminação. Mas vale lembrar que a adoção da máscara não descarta as demais medidas preventivas.

Assim, sempre lave as mãos com água e sabão por, ao menos, 20 minutos — ou higienize-as com álcool em gel —, faça isolamento social e evite levar os dedos ao rosto, boca e nariz.

Qual é a melhor máscara?

A OMS orienta que a população busque por máscaras alternativas, como as caseiras, evitando o desabastecimento do material cirúrgico para as equipes de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. Confira quais as opções:

Pano

As máscaras de pano têm sido adotadas devido à sua facilidade de fabricação. Opte por tecidos mais grossos. Uma observação muito importante é que o modelo deve estar bem ajustado ao rosto, cobrindo a boca e nariz sem deixar espaços.

Por não possuir a capacidade de filtragem, a máscara de pano não protege quem a está utilizando e, sim, atua na diminuição de contágio por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas.

Construção civil

Este modelo possui alta capacidade de filtração e é muito utilizado na indústria que emite vapores tóxicos porque atua na proteção de aerossóis. Também é conhecido por Modelo N95 e é usada por profissionais de saúde que atuam em operações com emissão de aerossol.

Cirúrgica descartável

Feita de um material chamado “não tecido”, é a mais recorrente e fácil de encontrar. Esta opção é vendida em farmácias e previne o contágio de vírus, bactérias, fungos e demais micro-organismos.

Demais materiais utilizados para a fabricação de máscaras caseiras, como sacolas plásticas, garrafas pets, filtros de café, entre outros recursos, não são comprovados quanto à eficácia de proteção.

Além disso, apostar em tais materiais podem ser ainda mais arriscado para a saúde por causa da qualidade do ar dentro da máscara e o nível de umidade próximo às mucosas, possibilitando o desenvolvimento de outras enfermidades.

Como higienizar e descartar a máscara?

Na hora de retirar a máscara, utilize os elásticos como apoio e nunca toque na parte interna da peça. Após a remoção, lave imediatamente as mãos. Para o descarte, coloque o acessório em um saco plástico e jogue em uma lixeira fechada.

As máscaras de pano podem ser lavadas e reutilizadas, enquanto as cirúrgicas são descartáveis. Recomenda-se a lavagem com água e sabão, hipoclorito de sódio ou água sanitária.

Deixe de molho por 20 minutos e seque no sol, de preferência. Lembre-se que o uso deve ser feito apenas com o item completamente seco.

Quais cuidados tomar ao manusear a máscara?

Caso precise ajustar a máscara no rosto, busque fazê-lo pelo elástico lateral, evitando levar a mão à face. Se for necessário tocar na máscara, higienize suas mãos antes. O usuário deve utilizar o acessório por no máximo duas horas ou até sentir a peça úmida.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.