
O XV Encontro de Economistas do Centro-Oeste (ENEOESTE 2025) reuniu, nos dias 30 e 31 de outubro, no Senac Hub Academy, em Campo Grande (MS), 230 inscritos para dois dias intensos de debates sobre o desenvolvimento econômico da região, com foco em pessoas, meio ambiente e conhecimento como força transformadora.
O evento contou com a presença de autoridades, especialistas, lideranças empresariais, representantes do poder público e jovens economistas, que discutiram temas como inovação, sustentabilidade, cidades inteligentes, Rota Bioceânica, educação e cooperativismo.
O presidente do Corecon-MS, Diogo Costa da Silva, destacou o papel do encontro em ampliar perspectivas: “O economista tem uma missão: transformar vidas. Foram dois dias intensos, com especialistas que abordaram desde a Rota Bioceânica até o papel das cidades inteligentes. O evento mostrou o quanto o Centro-Oeste tem potencial e protagonismo.”
Também reforçou que o evento foi marcado por uma ruptura com temas recorrentes e teve como foco as pessoas, abarcando, por exemplo, a educação como vetor estratégico de desenvolvimento: “Como mudar um país sem educação? A educação é uma variável macroeconômica, porque é através dela que podemos projetar se um país estará desenvolvido daqui a 10 ou 20 anos. Às vezes ficamos muito focados em PIB e taxa de juros, e esquecemos dessas variáveis que transformam vidas.”
O encontro também teve a participação do ministro João Carlos Parkinson, diplomata do Ministério das Relações Exteriores e Coordenador Nacional dos Corredores Bioceânicos, reforçando a relevância política e econômica do ENEOESTE 2025, e da especialista em Gestão Pública e Cidades Inteligentes, Daniela de Cássia, que apresentou cases de inovação e sustentabilidade municipal.
O XV ENEOESTE consolidou-se como um espaço estratégico para discutir caminhos de desenvolvimento sustentável, inclusivo e humano, em que crescimento econômico, preservação ambiental e valorização social caminharam lado a lado.



















