Vereadores pedem projeto de reutilização de água pluvial e reforma na Praça do Cinquentenário

Vereadores requereram melhorias para infraestrutura de Dourados - Foto: Eder Gonçalves
Vereadores requereram melhorias para infraestrutura de Dourados – Foto: Eder Gonçalves

Durante sessão ordinária desta segunda-feira (5), os vereadores da Câmara de Dourados solicitaram melhorias para o trânsito e infraestrutura dos bairros do município. Eles requereram ainda a reforma da Praça do Cinquentenário e ainda o estudo de um projeto para reutilização da água das chuvas em empresas da cidade.

A presidente da Casa, Daniela Hall (PSD), pediu fiscalização e cumprimento da Lei do Silêncio, principalmente próximo a conveniências. Também solicitou serviço de coleta de lixo nas aldeias indígenas de Dourados, além da reforma e aquisição de matérias para a Escola Clarice Rosa Bastos, no Jardim Maracanã.

O vereador Sérgio Nogueira (PSDB) requereu informações dos órgãos de fiscalização, sobre lei aprovado que proíbe a comercialização e uso do narguile por menores de 18 anos. Ainda solicitou estudo para transformação da Rua Monte Alegre, entre as ruas Aquidauana e Dom João VI, em mão única.

Cido Medeiros (DEM) solicitou à prefeita Délia Razuk (PR) providências para as ruas do Jardim Macaracanã e também para que sejam articuladas parcerias entre Exército Brasileiro e Prefeitura, assim realizando a operação tapa-buracos pelo município. Ainda requereu a compra de uniforme e matérias de trabalho para agentes de saúde e controle de endemias.

O vereador Bebeto (PR) solicitou viabilização de recursos para projetos de pavimentação asfáltica dos distritos Macaubá e Vila Formosa. Também a remoção de lixo clandestino às margens da Rodovia Nelson Pereira de Matos e ainda informações sobre a implantação de moradias populares em Vila Vargas e Macaúba

Alan Guedes (DEM) indicou reforma na rotatória entre as avenidas Guaicurus e Indaía, além de estudo para mudança de configuração da mesma. Ele ainda requereu informações à prefeitura, secretaria de Governo e Agehab (Agência de Habitação) para regularização da Vila União Douradense.

O vereador Braz Melo (PSC) pediu a manutenção e troca de lâmpadas no quarteirão situado entre o Fórum, Agraer, Escola Joaquim Murtinho e Delegacia de Polícia e também próximo ao Corpo de Bombeiros. Ainda solicitou implantação de redutor de velocidade na Rua Dom João VI, próximo ao seminário, e também, ao Dnit, estudo para implantação de semáforo na BR-463, entre a entrada do Campo Dourado e o BNH 4º Plano.

Carlito do Gás (PEN) requereu a reforma da Praça do Cinquentenário, como a reforma dos banheiros, reativação da quadra de vôlei, entre outros, além de estudo para instalação de posto para a Guarda Municipal. Também requereu patrolamento e cascalhamento na Chácara Califórnia e Jóquei Clube.

O vereador Janio Miguel (PR) solicitou a implantação de iluminação no parquinho do Parque Ambiental do Jardim Novo Horizonte. Também pediu para que fosse instituído um programa de incentivo a captação de águas pluviais, por empresas do município, para reuso.

O vereador Cirilo Ramão (PMDB) solicitou à prefeita Délia Razuk estudo para implantação de programa de distribuição de leite para família de baixa renda com crianças com até cinco anos. Ainda encaminhou pedido de emenda parlamentar, ao deputado estadual Renato Câmara (PMDB), para que sejam adquiridos equipamentos para a Guarda Municipal de Dourados.

Romualdo Ramin (PDT) solicitou a recuperação da sinalização horizontal em vagas de estacionamento para idosos e deficientes, situadas no Centro de Dourados. Ainda troca de lâmpadas em vários pontos da Avenida Marcelino Pires.

O vereador Silas Zanata (PPS) requereu à prefeitura, a secretaria de Planejamento e Fundação de Esporte a construção de três salas de aula, parque infantil e calçada na escola Maria da Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus, e providências para quadra poliesportiva na escola José Eduardo Canuto, no distrito de Itahum.