Secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi, apresentou uma situação preocupante e pediu apoio dos vereadores nos trabalhos de combate à dengue em Ponta Porã – Foto: Lécio Aguilera

A sessão ordinária desta terça-feira, 11 de fevereiro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, foi marcada pelo pronunciamento do secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi. O médico, utilizando a Tribuna Livre, expôs uma situação assustadora: “estamos, infelizmente, vivenciando uma epidemia de dengue. Já são 200 casos registrados neste ano e, em alguns locais, a situação é assustadora”, declarou.

Patrick disse que a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho incessante de combate à doença no município. “Nossos agentes estão nas ruas visitando os imóveis, falando com os moradores, expondo a necessidade de que todos juntos possamos agir contra a dengue. Neste ano já visitamos mais de 10 mil imóveis e estamos desenvolvendo mutirões de limpeza, em parceria com a Secretaria de Obras, visando reduzir os focos do mosquito transmissor da doença”.

Segundo ele, a situação é preocupante na medida em que a pessoa contaminada pela dengue corre o risco de morrer. “A dengue, até pouco tempo atrás, tinha diagnóstico simples. Dores no corpo, febre. Agora suas formas clínicas e as complicações mudaram bastante. Para pior. Qualquer um de nós corre o risco de morrer em caso de contaminação”, alertou.

O presidente da Câmara Municipal, Rony Lino Miranda, disse em nome dos colegas, que todos estarão unindo forças com os agentes de saúde para que Ponta Porã possa vencer a dengue. “Quero agradecer ao secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi, pela presença nesta sessão. Ele trouxe informações preocupantes e, por isso, temos que nos mexer. Posso afirmar que todos os vereadores e os servidores desta Casa de Leis estaremos juntos apoiando o trabalho de prevenção e combate à dengue em Ponta Porã”, garantiu Rony Lino.

Prestação de Contas

Durante a sessão os vereadores aprovaram um requerimento de autoria da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, marcando para o dia 27 de fevereiro, quinta-feira, a Audiência Pública de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre dos poderes Executivo, Legislativo e do Previporã.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e a audiência será realizada no dia 27 de fevereiro a partir das 9 horas da manhã no Plenário da Câmara Municipal de Ponta Porã.

Orteco