Vereador Toninho Cruz quer gratuidade no transporte coletivo para gestantes

Vereador Toninho Cruz pede projeto que dê gratuidade no transporte coletivo para gestantes em Dourados – Foto: Anderson Zanatta

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, do dia 19 de agosto, o vereador Toninho Cruz (PSB) solicitou à Mesa Diretora a elaboração de um projeto com a finalidade de conceder isenção de tarifas e/ou desconto na passagem do transporte coletivo a gestantes para fins de tratamentos, exames pré-natais, hospitalização e pós-parto. O parlamentar justifica que esta gratuidade irá oficializar um benefício que tende a auxiliar, de maneira concreta, as mães mais carentes do município.

De acordo com Toninho Cruz, a iniciativa visa reduzir os problemas de saúde que costumam atingir mães e bebês nesse período, como doenças, infecções ou disfunções que podem ser detectadas precocemente e tratadas a tempo. “Nem todas gestantes têm condições de bancar passagens para ir ao médico e acompanhar seu processo de gestação, ver se tudo transcorre dentro da normalidade”, explicou o vereador.

O acompanhamento da gestação, através do pré-natal mensal, é um direito que todas têm. A atenção dispensada pelo médico, durante os exames, protege a mulher e o recém-nascido, diminuindo as complicações que podem surgir no decorrer da gravidez, além de prevenir e diagnosticar alterações que venham a ocorrer neste período tão importante e de extrema importância.

A presente propositura vem ao encontro da necessidade de nossa população mais carente. Quando asseguramos direitos de benefícios que contemplam tal camada estamos investindo em um futuro melhor e mais digno. “Incentivar e viabilizar este tratamento preventivo, através da concessão do transporte gratuito para gestantes, significa investir na qualidade de vida de nossos futuros cidadãos”, finalizou o vereador Toninho Cruz.