Durante a sessão, o vereador cobrou a manutenção nos bairros Izidro Pedroso, Terra Roxa e Parque Nova Dourados – Foto: Anderson Zanatta

Com o objetivo de contribuir com a administração municipal de Dourados, o vereador Toninho Cruz (PSB) encaminhou solicitação para que a Sanesul viabilize e adote providências no sentido que seja implantada e/ou realizada a manutenção na linha de recalque do sistema de abastecimento de água potável e esgoto sanitário dos bairros Izidro Pedroso, Terra Roxa e Parque Nova Dourados e todas as suas regiões. A indicação foi protocolada nesta segunda-feira, 20, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados.

Conforme o vereador, para restabelecer o equilíbrio entre oferta e demanda de água e garantir a sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social é necessário que métodos e sistemas alternativos modernos sejam convenientemente desenvolvidos e aplicados em função de características de sistemas e centros de produção específicos.

“Nesse sentido, reúso, reciclagem, gestão da demanda, redução de perdas e minimização da geração de efluentes se constituem, em associação às práticas conservacionistas, são as palavras-chave mais importantes em termos de gestão de recursos hídricos e de redução da poluição”, destacou o vereador.

A água se constitui, atualmente, no fator limitante para o desenvolvimento agrícola, urbano e industrial, tendo em vista que a disponibilidade per capita de água doce vem sendo reduzida rapidamente, face ao aumento gradativo da demanda para seus múltiplos usos e à contínua poluição dos mananciais ainda disponíveis.

“É fundamental que a conservação de água seja feita de maneira responsável para que não haja comprometimento da qualidade dos processos envolvidos, representando futura não-conformidade com parâmetros já estabelecidos, além de garantir a segurança e a saúde dos usuários”, finalizou o vereador Toninho Cruz.