Vereador Ishy é atendido em demandas da comunidade indígena do Passo Piraju

Energia e água encanada eram as principais reivindicações dos indígenas

Vereador Elias Ishy na comunidade indígena Passo Piraju, ouvindo as reivindicações dos moradores – Foto: Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) acompanha há anos as necessidades da comunidade indígena do Passo Piraju, região localizada a 25 km de Dourados, próximo ao Porto Cambira. Em 2019, o parlamentar solicitou uma atenção maior para que chegasse a energia e água nas residências. Em 2021, o processo avançou, realmente e as famílias que lutavam por esses direitos, comemoram a vitória.

Ele participou de um encontro com o “Cacique Arnaldo” e com os pedidos de solicitação junto a empresa de energia, foi iniciado o trabalho. Foram realizadas várias reuniões, levantamentos como a relação do NIS para a adesão da tarifa social, além das adequações nas residências, durante esse período.

Em fevereiro, por intermédio do Ministério Público Federal, foi solicitada a entrega dos serviços o mais rápido possível. A última reunião foi realizada nesta semana, com a apresentação dos trabalhos feitos até então. Nesse tempo, também tiveram articulações para a chegada da água encanada.

Para relembrar, em 2012, por uma indicação de Ishy, foi construída uma sala de aula, extensão da Escola Tengatuí Marangatú. Em 2020, já em meio a pandemia, pelo zelo com a educação, ele também solicitou informações referentes às condições de estrutura das escolas indígenas, onde as atividades escolares estão sendo realizadas de forma remota.

O vereador indicou ainda que fossem realizadas reformas na sala de aula, banheiros e parquinho da escola da comunidade, que apontam problemas estruturais na edificação e na parte elétrica, sem manutenção, o que expõem as pessoas aos mais variados riscos de acidentes.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.