Vans se consolida como tênis das tribos alternativas

Criada na Califórnia dos anos 60, marca é a preferida entre rappers, skatistas, músicos, artistas de rua e outras tribos urbanas

Os tênis da marca californiana Vans são populares entre diversos públicos ao redor do mundo desde sua criação. A marca foi desenvolvida durante a primeira metade dos anos 60, tendo sua fundação, de fato, concretizada em 1966 por um grupo de sócios – entre eles, os irmãos Paul e James Van Doren. A primeira intenção dos criadores foi apresentar aos skatistas locais uma marca que pudesse estabelecer uma identidade para esse público.

Para isso, abriram uma loja onde funcionava também o espaço de produção do calçado, um modelo único – na época, conhecido como Deck Shoes. Não demorou muito para que o grupo de sócios alcançasse seu objetivo de conquistar os skatistas. Já em meados dos anos 70, a marca se popularizou nos Estados Unidos e passou a ser usada pelos praticantes de skate e adeptos da cultura não só por uma questão de estilo, mas também por conta do solado waffle, conhecido como vulcanizado, que auxiliava os skatistas a terem mais aderência à lixa do skate. Posteriormente, o modelo que se popularizou como Deck Shoes passou a ser conhecido como Vans Authentic, como é chamado até hoje.

No Brasil, ainda em meados dos anos 80, os modelos da Vans começaram a inspirar produtores locais à medida que a cultura do skate também se popularizava no país, principalmente em São Paulo. Um dos resultados da influência da marca foi a criação de modelos nacionais inspirados na marca californiana. Um dos mais conhecidos foram os tênis da Mad Rats, considerada a primeira marca voltada aos skatistas no país.

Com o passar dos anos, obviamente, a Vans não demorou a alcançar um sucesso global, o que inclui há algum tempo a grande popularização dos tênis Vans no Brasil. Basta dar uma volta pela galeria do rock, um dos mais tradicionais pontos de encontro de diversas tribos urbanas da cidade – e até do Brasil –, para notar que a Vans é a marca favorita entre músicos de rap e rock, novos artistas independentes e fãs de diversas modalidades de esportes radicais, principalmente os skatistas.

Hoje, no Brasil e em todo o mundo, não são apenas os tênis Vans que são encontrados em diversos pontos de venda, mas também camisetas, moletons, mochilas e outros acessórios. Vale lembrar que a marca americana atua também na criação, no planejamento e no patrocínio de eventos, como festivais de música e eventos de esportes radicais.