Todas as 36 Unidades Básicas de Saúde disponibilizam as doses para grupos prioritários – Foto: A. Frota

A partir desta segunda-feira (22), podem se vacinar contra a Influenza as mulheres em período pós-parto, trabalhadores em saúde, professores, população indígena com idade a partir de seis meses, idosos com idade a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza as doses em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, conforme agenda nacional do Ministério da Saúde. Para receber a vacina as pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde da sua região, com documento de identificação, atestado para os portadores de doenças crônicas, e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

Pessoas nestas condições estão inclusas nos grupos prioritários, os quais a campanha de vacinação passa a atender. A primeira etapa, que havia sido iniciada no dia 15 de abril, teve como foco os grupos prioritários das gestantes e crianças com idade entre seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e seguiu até o dia 19. No entanto, pessoas inclusas nestes que ainda não compareceram para tomar as doses, podem fazê-lo nesta segunda etapa.

O Núcleo de Imunização atua para que Dourados alcance a meta de imunizar 80 mil pessoas na campanha de 2019.

Edvan Marcelo Morais Marques, gerente do Núcleo de Imunização destaca que as vacinas trivalentes a serem utilizadas no Brasil, contêm três tipos de cepas de vírus e imunizam contra H1N1, H2N3 e Influenza B.

Dia “D”

No próximo sábado, dia 04, acontece em Dourados, o dia “D” da Campanha de Vacinação contra Influenza.

Edvan acredita que a mobilização será de impacto positivo para o município atingir a meta de pessoas imunizadas.

Conforme o secretário adjunto de Saúde, Vagner Costa, naquela data todas as Unidades Básicas de Saúde atenderão com foco na Campanha, no horário das 8h às 16h30.