União Europeia vai receber mais 100 milhões de doses da Pfizer em 2021

Adição ocorre porque bloco acionou opção de compra extra

Vacinas da Pfizer estão sendo entregues no prazo na UE – Foto: ANSA

A farmacêutica Pfizer anunciou nesta segunda-feira (19) que entregará 100 milhões de doses a mais da vacina anti-Covid Cominarty à União Europeia ainda em 2021. A adição veio porque o bloco europeu optou por exercer a opção de compra adicional prevista no contrato assinado em 17 de fevereiro de 2021.

Assim, a empresa norte-americana entregará 600 milhões de doses do imunizante até o fim do ano aos países do bloco, o que é capaz de proteger 300 milhões de cidadãos – ao todo, a UE tem cerca de 446 milhões de habitantes.

A parceria com a Pfizer, que produz sua vacina em parceria com o laboratório alemão BioNTech, vem sendo reforçada nas últimas semanas por conta da empresa estar entregando e adiantando envios das doses para os países do bloco, que sofrem com atrasos de outras fornecedoras, como no caso da AstraZeneca, que produz a Vaxzevria com a Universidade de Oxford.

Na última semana, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que já foram iniciadas tratativas para a compra de mais 1,8 bilhão de doses da Cominarty para o período entre 2021 e 2023.

Além disso, diversas fontes europeias vêm destacando que o foco do bloco serão as vacinas de RNA mensageiro (mRNA) que, apesar de serem mais caras, se apresentaram como menos propensas a causar reações adversas graves.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.