A UFGD e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) realizarão, de março a outubro de 2019, o Projeto Diálogos Interdisciplinares II: Formação Continuada em Debate. 

O projeto é voltado para professores e funcionários administrativos e promoverá um ciclo de palestras com temas que contribuirão para a formação e capacitação docente, proporcionando aos participantes a capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades sociais da atualidade.

A programação prevê 14 palestras, sendo que algumas se desdobrarão em oficinas complementares, com agenda a ser definida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail do Simted (simted@simted.org.br), pelos telefones (3421 – 3749/ 99660 – 7808) ou pessoalmente na sede do Sindicato, localizada à Rua Maria da Glória, 670, Vila Industrial. Todos os encontros do evento serão realizados no Simted. A certificação será expedida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD e será emitida de acordo com a carga horária efetivamente cursada. 

Na UFGD, a organização é da PROEX e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). A formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, plenamente vinculado às ações de Extensão desenvolvidas pela PROEX e LIFE. 

O Laboratório é um espaço comum às Licenciaturas, destinado a promover interações entre os cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas, a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar, o uso de tecnologias e inovação educacionais e a articulação entre a UFGD e a Educação Básica. 

Programação: 

15 de março, das 19h às 22h. Tema: A trajetória das mulheres na história e sociedade. Palestrantes: Lilian Sarat de oliveira e Keila de Oliveira Antônio

28 de março, das 19h às 22h. Tema: BNCC: Educação Científica na Sociedade da Comunicação. Palestrante: Fabiano Antunes.

11 de abril, das 19h às 22h. Tema: A formação do leitor multicultural. Palestrante: Célia Regina Delácio Fernandes.

25 de abril, das 19h às 22h. Tema: Ler, escrever e falar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Thaise da Silva.

09 de maio, das 19h às 22h. Tema: Desafios na formação de professores Educação Indígena: Cultura e religiosidade. Palestrantes: Andreia Sangalli e Eliel Benites.

23 de maio, das 19h às 22h. Tema: Avaliação Formativa. Palestrante: Fabiano Antunes.

13 de junho, das 19h às 22h. Tema: Introdução às línguas e culturas “guaranis”. Palestrante: Graciela Chamorro.

27 de junho, das 19h às 22h. Tema: O profissional “educador” na gestão escolar. Palestrante: Maria Alice de Miranda Aranda.

08 de agosto, das 19h às 22h. Tema: Inclusão e acessibilidade. Palestrantes: Sandra Regina de Oliveira Souza e Mirlene Ferreira Macedo Damazio.

22 de agosto, das 19h às 22h. Tema: A transdisciplinaridade em sala de aula. Palestrante: Aldrin Cleyde Cunha.

12 de setembro, das 19h às 22h. Tema: Aprendizagem baseada em problemas.  Palestrante: Adailton José Alves da Cruz.

26 de setembro, das 19h às 22h. Tema: Oficina sobre oratória: Conversando com o público. Palestrante: Francisco Ferreira Vilela.

17 de outubro, das 19h às 22h. Tema: Professores como intelectuais transformadores. Palestrante: Ademir de Souza Pereira.

31 de outubro, das 19h às 22h. Tema: Diálogos Interdisciplinares: Ações para tornar cada educador um protagonista de ações transformadoras e ser uma referência em fundamentos da educação humanista. Palestrante: Núcleo de Educação Humanística – Soka Gakkai.