UFGD: Aula magna fará homenagem a professores que faleceram em acidente, em 2008

A primeira turma do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática fará sua aula inaugural na tarde de amanhã (16/04), às 14h. A professora Lenice Heloísa Arruda da Silva fará palestra com o tema Trajetórias da Educação em Ciências e Matemática na UFGD.

Os 14 mestrandos do programa são todos professores e professores da Educação Básica. Sete são professores em Dourados. Outros seis são de municípios de MS: Fátima do Sul, Itaporã, Vicentina, Jateí, Bataguassu, Anastácio. Um aluno vem de Morada Nova, no Ceará, para cursar o mestrado na UFGD.

Atuam no programa docentes da UFGD lotados na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET), Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), Faculdade de Educação (FAED), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Faculdade de Educação a Distância (EaD), e um professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Homenagem aos docentes

“Essa é a primeira turma do mestrado acadêmico, que está começando apenas em 2021, mas que deveria ter começado lá em 2009. Em 2008 tínhamos um grupo de quatro professores idealizando esse mestrado, estavam escrevendo a proposta para submeter à CAPES. Eles viajaram a Campo Grande para um evento científico, e na volta sofreram um acidente, todos vieram a falecer”, conta o professor Ademir de Souza Pereira, integrante do corpo docente do mestrado.

O acidente envolvendo Ivonélia Crescêncio da Purificação, Ronaldo Marcos Martins, Renato Gomes Nogueira e Chateaubriand Nunes Amâncio foi uma tragédia que marcou a UFGD, e em especial a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET). Além do abalo emocional devido à perda e a saudade dos colegas, a FACET ainda teve que lidar com a falta de profissionais tão qualificados na área de Educação em Ciências e Matemática. Foi necessário aguardar mais 10 anos, para que houvesse novamente um corpo docente com tamanha qualificação, para submeter novamente essa proposta de pós-graduação.

Logo após a aula magna, o PPGECMat prestará homenagem aos docentes Ivonélia, Ronaldo, Renato e Chateaubriand, considerados fundadores deste curso. A homenagem está prevista para as 16h, e está confirmada a presença de alguns familiares e amigos dos homenageados. De acordo com a coordenação do curso, o mestrado aprovado pela CAPES traz, em sua essência, o legado deixado pelos quatros professores, que contribuíram com a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Mato Grosso do Sul.

Quem quiser acompanhar a aula e a homenagem, pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=NXcRhzrlWco

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.