Solenidade de entrega de certificados para os 11 formandos foi na noite de segunda-feira, 02 – Divulgação/UEMS

Na noite do dia 02 de dezembro (segunda-feira), na Unidade Universitária de Campo Grande, aconteceu a solenidade de entrega de certificados de 11 pessoas da 1ª Turma do curso gratuito “Noções Básicas de Libras”.

O projeto de extensão é um processo educativo cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e interdisciplinar para viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Coordenado pela técnica de nível superior, tradutora e intérprete de Libras, Jessika da Silva Garcia Vernochi, o Projeto de Extensão tem o apoio da Divisão de Inclusão Educacional (DINE) e do Setor de Tradutores e Intérpretes de Libras da UEMS, e também a colaboração do professor Dr. Ronaldo Rodrigues Moisés do Laboratório de Pesquisas em Educação Especial, Acessibilidade e Inclusão (LAPIS) e da servidora técnica de nível superior, jornalista da Diretoria de Comunicação Social, Gisleine Rodrigues. O objetivo do curso foi atender à demanda da Unidade capacitando servidores técnicos, funcionários terceirizados e membros da comunidade externa para se comunicarem na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir do básico.

Conforme explica a professora Jessika, a iniciativa buscou aprimorar o atendimento aos estudantes, esclarecendo suas dúvidas de forma inclusiva, além de promover a conscientização do público externo sobre a importância da acessibilidade.

Representando os alunos servidores do curso, a servidora técnica de nível superior Thayane Brito de Jesus declarou que a experiência transformou sua percepção sobre acessibilidade e inclusão: “aprender Libras como servidora de uma universidade pública. Esse aprendizado me permitiu dialogar com a comunidade surda, garantindo o direito de serem ouvidos e compreendidos. A acessibilidade vai além da remoção de barreiras físicas; trata-se de construir pontes comunicacionais, especialmente em uma universidade pública, espaço de conhecimento e transformação social.  Incentivo todos os servidores a abraçarem essa causa. Quando nos comunicamos, incluímos, e ao incluir, transformamos vidas – inclusive a nossa”.

“Como alunos, só temos a agradecer pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) junto a equipe coordenadora do curso, nas pessoas da professora coordenadora Jessika Garcia com o apoio da Gisleine Rodrigues, e  por nos possibilitar o acesso a esse projeto,  pois hoje entendemos o quanto a comunicação com todos é importante, por meio desse aprendizado podemos tornar os espaços onde estivermos mais acessíveis para as pessoas surdas, é só o começo que precisávamos para crescer”, agradece a aluna, representante da comunidade externa, Cristhiane Ribeiro Alves.

Colaborador ativo do projeto desde sua concepção, o professor Ronaldo Rodrigues Moisés destacou o percurso de todos alunos até aqui como “um ganho social inestimável, onde juntos multiplicamos os saberes. Parabéns a cada um que concluiu o curso básico de Libras, esse é o primeiro passo para que sejamos mais inclusivos, ‘futuros intérpretes virão’”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.