UE se diz determinada a ‘salvar’ acordo nuclear com Irã

Bloco está preparando uma série de medidas para manter o tratado

Encontro da União Europeia com Irã sobre o acordo nuclear aconteceu nesta terça-feira (15) – Foto: EPA

A alta representante da União Europeia para Política Externa, Federica Mogherini, afirmou que o bloco está determinado a “salvar” o acordo nuclear com o Irã.

“Estamos estruturando uma série de medidas para manter o tratado. E nós vimos a mesma determinação por parte do Irã”, declarou a italiana.

A alta representante da UE informou que está trabalhando para “manter e aprofundar as relações econômicas” com Teerã e prosseguir com as “compras de petróleo e gás”.

Ela também citou “uma distribuição adicional de créditos às exportações” e ações para o “desenvolvimento de empresas no setor bancário, financeiro, de seguros e comercial”, para “facilitar a cooperação” entre os dois lados.

Para o ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, “o anúncio de Mogherini é um bom início”.

“Estamos começando o processo e temos a necessidade de receber garantias para fazer o nosso melhor e seguir em frente”, disse, após uma reunião em Bruxelas com seus homólogos do Reino Unido, da Alemanha e da França.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rompeu o acordo nuclear com o Irã em 8 de maio, apesar de diversas nações signatárias terem tentado convencê-lo a desistir de sua decisão.

O pacto, assinado por sete países, prevê o congelamento do programa nuclear de Teerã, em troca do encerramento de sanções internacionais.

Desde que deixou o tratado, o governo norte-americano impôs novos bloqueios contra o regime iraniano, enquanto este negocia com os membros restantes do acordo para tentar preservá-lo.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.