Jesner Escandolhero, diretor-regional do Senai, entregou pessoalmente o convite ao reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos - Divulgação
Jesner Escandolhero, diretor-regional do Senai, entregou pessoalmente o convite ao reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos – Divulgação

O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, formalizou convite para que a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) seja a anfitriã, no próximo dia 7 de novembro, às 8 horas, do 5º encontro do “Diálogos de Inovação”, projeto idealizado pela Fiems e Senai para debater inovações e tecnologias para a indústria de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, a doutora em Instructional Design (ou Engenharia Pedagógica, na tradução livre) pela Universidade de Columbia, Cristiana Matos Assumpção, fará uma palestra sobre tecnologias e inovação na educação.

“A UCDB, enquanto polo de ensino referência em Mato Grosso do Sul, é o ambiente ideal para sediar este 5º encontro do Diálogos de Inovação, cujo tema é Educação, uma oportunidade para reunirmos empresários e especialistas para discutir inovações e oportunidades para a educação na indústria”, avaliou o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, que entregou pessoalmente o convite ao reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos.

“Temos uma responsabilidade muito importante enquanto instituição de ensino que reconhecidamente promove e tem como missão promover discussões sobre as novas tecnologias disponíveis para melhorar e desenvolver o dia a dia do ser humano. Será um evento muito proveitoso, tenho certeza”, disse o Padre Ricardo Carlos.

O evento

Com um formato inovador, a ideia do “Diálogos de Inovação” é reunir representantes da indústria do Estado e especialistas de renome nacional em oito encontros para discutir inovações e tecnologias para desenvolver e elevar a indústria sul-mato-grossense à vanguarda do setor. O primeiro deles foi realizado na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado) e abordou as PPPs (Parcerias Público-Privadas) como alternativas ao atual modelo econômico, com a doutora em Direito Administrativo Cristiana Fortini.

O tema “Cidades Inteligentes” foi discutido na Escola Senai da Construção, com o doutor em Design e Arquitetura pela USP (Universidade de São Paulo), Caio Adorno Vassão, e a MSGás sediou o 3º encontro do projeto, que trouxe Reinaldo Lorenzato, graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Mackenzie e mestre em Business Administration com extensão Internacional pela Rotman Business School, da Universidade de Toronto, para falar sobre a “Internet das Coisas”.

Depois foi a vez da apresentação do doutor em tecnologia alimentar Miguel Cerqueira, que falou sobre “Nanotecnologia” durante o 4º encontro realizado na Faculdade de Tecnologia do Senai em Campo Grande, enquanto o 6ª encontro terá como tema “Comportamento Coletivo” e o tema do 7º encontro será “Desenvolvimento Local e as Indústrias”.

Para encerrar a série de encontros, o evento “Webinar”, no auditório da Casa da Indústria, contará com a participação online de todos os sete palestrantes e terá a intermediação do apresentador da Globo News e Canal Futura, Ronaldo Lemos, quando será apresentado o painel “MS – Indústria para o futuro” e todos os participantes poderão dar sua contribuição final. Após os encontros, será apresentado o painel “MS – Indústria para o Futuro”.

Formato

A cada encontro, 20 empresários do Estado serão selecionados para discutir presencialmente um tema específico com o palestrante convidado (e serão orientados a baixar um aplicativo do evento para, enquanto assistem à apresentação, possam acompanhar outras informações e fazer perguntas), enquanto as demais pessoas interessadas poderão interagir online.

Todos os eventos serão transmitidos gratuitamente via Youtube e outras redes sociais da Fiems e Senai, sendo abertos à população em geral com a possibilidade de interação, enquanto as palestras serão realizadas em oito diferentes locais, sempre relacionados ao tema exposto. Responsável pela concepção e organização do evento, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, falou sobre o conceito inovador do evento em si.

“Trouxemos um ambiente para favorecer essa discussão e, por meio dela, trazer para o nosso Estado a cultura da inovação”, disse Jesner Escandolhero. “O Senai no seu dia a dia já atua com tecnologia e inovação e, por meio do contato com as indústrias e seus diversos segmentos, percebemos alguns gargalos e temas ainda muito mistificados e que, apesar de estarem presentes, ainda representam algumas barreiras que precisam ser discutidas”, acrescentou.

Serviço – Mais informações sobre o evento no site www.dialogosdeinovacao.com.br