Os conteúdos serão utilizados em sala de aula por professora cega de Jaraguari/MS

O Programa Turminha do Bem, uma iniciativa socioeducativa, de cunho pedagógico, informativo e perceptivo dentro das escolas, teve o material do projeto “Nossas Emoções e a transformação social” adaptado para o Braille, sistema de leitura através de pontos em relevo que podem ser lidos com os dedos por pessoas cegas ou com baixa visão.
“Estamos muito felizes com essa grande conquista da Turminha do Bem que demonstra o nosso compromisso em atender a todos, com inclusão, responsabilidade e aprendizagem”, destaca a idealizadora do Programa Turminha do Bem, a doutora em ciências farmacêuticas, Fernanda Fialho, que é farmacêutica, graduanda em Medicina e que desde 2015 dedica-se a elaboração de projetos de educação e escrita de livros infantis voltados para a saúde.
O material impresso, nesse primeiro momento, será utilizado pela professora Merluza, deficiente visual, do Centro de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, da cidade de Jaraguari, a 55 quilômetros de Campo Grande/MS, a partir do ano letivo de 2025.
“Esse ano a professora desenvolveu com os alunos do pré-2 o Projeto das emoções, porém ela não tinha o material em Braille e precisava sempre do professor auxiliar para aplicar as atividades. Então, a partir do ano que vem, ela terá acesso a todo o material para a leitura, dando a ela mais autonomia em sala de aula”, detalha Fernanda.
O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do estado de Mato Grosso do Sul– CAP DV /MS foi o responsável em fazer a transcrição, adaptação e a impressão dos três volumes que compõem o Projeto Nossas Emoções e a transformação social contendo quatro livros, oito cadernos de atividades e quatro manuais. Todo o material tem o objetivo de trabalhar a saúde emocional das crianças e adolescentes em idade escolar dos ensinos infantil e fundamental. As ferramentas disponíveis conseguem dar suporte e melhorar a relação do aluno consigo mesmo, com a família e a sociedade por meio das habilidades emocionais e consequentemente gerar uma melhora também no desempenho escolar e nas perspectivas de futuro dos alunos.
“Ficamos muito contente de conhecer o trabalho da Turminha do Bem dando esse tipo de acesso às pessoas deficientes visuais porque entendemos que ele é decisivo para uma transformação social e para uma mudança de compreensão da sociedade, além de ser determinante no êxito da formação escolar e da inserção no mercado de trabalho”, enfatizou, José Aparecido da Costa, gerente pedagógico do CAP DV / MS.
A Turminha do Bem em Braille será disponibilizada sempre que solicitada para todas as escolas que tiverem alunos e professores com deficiência visual para que possam acompanhar as atividades pedagógicas do programa.
Sobre o Projeto Turminha do Bem: criado em Campo Grande – MS, em 2015, pela doutora em ciências Fernanda de Oliveira Fialho, o programa tem o objetivo de fornecer materiais e conteúdos educativos interdisciplinares diferenciados e complementares para os alunos da educação infantil, ensinos fundamental e médio através de contos expressivos e ferramentas da metodologia ativa. A Turminha do Bem é formada pelos personagens Bacbem, Kito, Raio, Neural, Denoka, João, Teddy e o Fabinho, cada um deles tem uma função na didática com os alunos. O projeto oferece sete propostas de trabalho para a equipe pedagógico das escolas.
Ambientes limpos: trabalha a vigilância epidemiológica, a consciência, o papel de cada cidadão de forma individual e coletiva na responsabilidade social;
Emocional: trabalha a inteligência, consciência e autonomia emocionais e a competência social;
Fisiologia da vida: trabalha o desenvolvimento humano em diferentes fases da vida abordando conceitos de responsabilidade, ética, moral, deveres, direitos e riscos sociais e vulnerabilidade;
Higiene pessoal e alimentar: trabalha as práticas de saúde individual e coletiva mostrando a importância da adoção de novos hábitos para a promoção da saúde e bem-estar;
Meio ambiente: trabalha os pilares do desenvolvimento estruturado e sustentável com a promoção da ascensão econômica na mesma proporção da social e ambiental.
Inclusão: trabalha a inclusão social no ambiente escolar, abordando os cuidados inerentes ao educador e seu preparo com ações amplas de conscientização e formação sobre TEA, Transtornos Mentais Gerais na Infância, repercussões clínicas da puberdade e alunos com deficiências.
Antirracismo: trabalha para promover a igualdade racial e a valorização da diversidade com a atenção e a percepção dos alunos e professores, a partir de lembranças, ideias, informações, emoções e conteúdos, para a identificação de preconceitos raciais que habitam o imaginário social e que encerram em si estereótipos, impulsos ou desejos, nem sempre conscientes, responsáveis por atitudes discriminatórias e manutenção e/ou a reprodução do racismo.
Em nove anos de existência a Turminha do Bem já alcançou 40 mil alunos, em 1600 escolas, nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Amapá e Mato Grosso, com a participação de 9 mil professores.
Para mais informações: www.projetoturminhadobem.com.br