Trump vai ao G7, mas sairá antes de sessão sobre clima

Republicano irá embora do Canadá no sábado pela manhã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá à cúpula do G7, que começa hoje (8) no Canadá, mas não ficará até o final, informou a Casa Branca. O magnata republicano deve deixar a reunião dos países mais ricos na manhã de sábado. Com isso, ele não participará dos debates sobre mudanças climáticas.

“O presidente viajará diretamente do Canadá para Cingapura, para seu encontro, na terça-feira, com o líder norte-coreano, Kim Jong-un”, informou o governo. O vice-assistente do presidente para assuntos econômicos internacionais, Everett Eissenstat, representará os EUA nas últimas sessões do G7.

Até hoje, não estava certo se Trump iria ao encontro, no qual deverá ficar isolado dos líderes da França, Itália, Japão, Reino Unido, Canadá e Alemanha, devido às suas posições sobre as mudanças climáticas, o acordo nuclear com o Irã e as novas taxas de importação impostas por Washington. Antes de embarcar em viagem ao Canadá, Trump disse aos jornalistas que “se prepara para a reunião com Kim há uma vida”.

A reunião do G7 ocorre em Charlevoix, na província de Quebec.

Será o primeiro compromisso oficial do novo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que tomou pose na semana passada. Em uma de suas primeiras declarações sobre relações internacionais, Conte disse estar de acordo com Trump para que a Rússia retorne ao grupo do G8.

Da AnsaFlash