Democratas prevaleceram em Kentucky e na Virginia

Trump com o governador de Kentucky, Matt Bevin, em comício em Lexington – Foto: EPA

Faltando pouco menos de um ano para a eleição presidencial nos EUA, Donald Trump, sofreu duas duras derrotas nesta terça-feira (5), quando três estados foram às urnas para definir seus novos governadores ou renovar seu poder Legislativo.

Em Kentucky, o democrata Andy Beshear reivindicou a vitória com 49,2% dos votos, porém o governador republicano Matt Bevin, com 48,8%, não admitiu sua derrota e pediu uma nova apuração. Trump se empenhou pessoalmente na campanha e participou de um comício ao lado de Bevin apenas um dia antes da eleição.

O magnata havia vencido Hillary Clinton na disputa de 2016 em Kentucky com cerca de 30 pontos de vantagem. Já na Virginia, o presidente viu os democratas reconquistarem o Legislativo local depois de mais de 20 anos de domínio republicano. Uma das eleitas é Juli Briskman, que ganhou notoriedade ao mostrar o dedo do meio enquanto passava de bicicleta ao lado da comitiva de Trump, em 2017.

A única boa notícia para o presidente chegou do Mississippi, onde o republicano Tate Reeves bateu o democrata Jim Hood por 52,3% a 46,5% e foi eleito governador.

Da AnsaFlash