Trump nomeia Christopher A. Wray como novo diretor do FBI

Wray substituirá James Comey, demitido pelo presidente em maio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (7), através de sua conta no Twitter, que nomeará Christopher Asher Wray como novo diretor do FBI.

“Eu nomearei Christopher A. Wray, um homem com credenciais impecáveis, para ser o novo diretor do FBI. Mais detalhes em breve”, postou em sua conta.

Wray foi assistente da Procuradoria Geral durante o governo do presidente George W. Bush, entre os anos de 2002 e 2005. Nascido em 1967, ele é formado na Universidade de Yale e tem passagens pela Corte de Apelações.

Depois de atuar no governo norte-americano, Wray voltou a se dedicar para a iniciativa privada, tendo se especializado em “crimes de colarinho branco e investigações internas”, segundo informa o Departamento de Justiça dos EUA.

O novo diretor do FBI substituirá James Comey, demitido do cargo por Trump em 9 de maio. A demissão causou enorme polêmica no país porque o então diretor do FBI era o responsável pela investigação entre os supostos laços da campanha presidencial de Trump com o governo russo.

A princípio, o presidente afirmou que Comey havia perdido a confiança de seus funcionários, em fala que foi desmentida por diversos líderes da polícia.

Depois, foi revelado pela imprensa norte-americana que o republicano havia pedido o fim da investigação sobre o assessor de Política Interna, Michael Flynn, no “Russiagate”. A informação foi confirmada em um memorando do FBI por Comey.

O anúncio de Wray também chega a menos de 24 horas do depoimento de Comey à Comissão do Senado que investiga se a atual administração continua a ter ligações com os russos.

Da AnsaFlash