A equipe é composta por membros voluntários de diferentes áreas do hospital
A Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à EBSERH, iniciou em novembro de 2023 a capacitação da sua equipe de brigadistas, intitulada “Atividade teórica e Prática” com os Módulos “Combate a Princípios de Incêndios e Primeiros Socorros” conforme preconiza a NT-17 do CBMMS.A equipe de Brigadistas de Incêndio do HU-UFGD é composta por membros voluntários de diferentes áreas de atuação, sendo da (área assistencial, administrativa e prestadores de serviços) abrangendo todos os turnos de trabalho. A referida capacitação ainda tem como um dos primórdios, a NR-23 Proteção contra Incêndios do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Conforme explanado pelo Coordenador do Curso, Ivan Belarmino de Lima-Técnico em Segurança do Trabalho e também Brigadista, “um dos principais objetivos é garantir que os Brigadistas, capacitados no curso de formação e reciclagem, possam atuar com a máxima efetividade possível nos casos em que se exige pleno controle, agilidade e ação, visando eliminar quaisquer possibilidades de progressão dos princípios de incêndios, possíveis danos materiais, patrimoniais e o mais importante, atuar na preservação da integridade física e saúde de todos os colaboradores que circulam pelas de dependências do HU-UFGD.
A Brigada de Incêndio do HU-UFGD foi constituída em 2018 e segue ativa. Além disso, a USOST realiza reuniões mensais com estes, onde são praticadas atividades com de uso de hidrantes, extintores de combate ao princípio de incêndio, conhecimento de rotas de fuga, evacuação de áreas e pontos de encontros, “tours” (visitas) em todas as dependências do hospital, para conhecimento da estrutura física (reservatórios de águas e localização de pontos de captação, sistema hidráulico de abastecimento, entre outros).
Considerando toda a complexidade da missão precípua dos brigadistas, vale destacar que a brigada de incêndios do HU-UFGD, dentro da sua capacidade técnica tem sido muito eficiente no combate aos princípios de alguns tipos de incêndios, ocorridos dentro das dependências da própria instituição. Situação que demonstra a extrema necessidade de capacitação continuada para esses profissionais, para que em uma eventual necessidade, possam ser proativos e eficientes, evitando quaisquer situações de pânico, obtendo o controle total da situação dentro da mais perfeita ordem e segurança que as especificidades assim o exijam.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.