Torneio será realizado neste sábado, 25, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco – Divulgação

Depois de Aparecida do Taboado, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas, agora é a vez dos times das escolas do Sesi de Campo Grande e Maracaju disputarem o Torneio Interclasses de Robótica. Neste sábado (25/08), o Centro de Convenções e Exposições Albano Franco será tomado pela animação dos competidores – serão 18 times de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sem falar que tem um monte de dancinhas e a galera abusa das fantasias. A entrada é gratuita e os portões são abertos ao público.

Se você nunca foi a um torneio de robótica e não imagina o que acontece nas provas, a gente te explica. Os alunos do Sesi participam de uma série de competições de robótica ao longo do ano. O Interclasses, especificamente, é organizado pela instituição em Mato Grosso do Sul como uma preparação para o Torneio First Lego League (FLL).

Neste torneio, os alunos são avaliados enquanto realizam quatro diferentes missões – uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam robôs de Lego construídos por eles na arena de competições, e as máquinas precisam ser programadas para cumprir uma série de tarefas.

É nessa hora que o coração dispara, porque um código programado errado pelo competidor impede o robô de cumprir a missão e perder pontos. Nessa hora, a torcida vai ao delírio. Outra categoria é o Projeto de Pesquisa, na qual os alunos precisam desenvolver uma solução seguindo o tema proposto pela FLL para este ano: “Into Orbit – O que é preciso para você entrar em órbita?”.

Vale a pena conhecer o que os jovens cientistas do Sesi desenvolveram. No ano passado, quando o tema era “Hydro Dynamics”, um dos times criou uma máquina de levar que reutiliza a água da lavagem para irrigação. Cada time apresenta seu projeto em um “pit”, e o visitante pode passear por eles durante o torneio.

Os alunos também são avaliados pelo design do robô que construíram, assim como na categoria “Core Values”: a capacidade de trabalhar em equipe e ter espírito colaborativo. E com estes valores os alunos capricham na decoração, gritos de guerra e caracterização dos times, transformando o torneio em uma grande festa para o público.

Programação

Os portões do Albano Franco serão abertos às 9 horas. As avaliações dos juízes nas categorias Projeto de Pesquisa, Design do Robô e Core Values seguem até por volta das 12 horas, quando está previsto um intervalo para almoço.

O Desafio do Robô, quando começam os rounds oficiais de competições entre os robôs, é a partir das 14 horas e seguem até às 16 horas. Depois, é realizada a cerimônia de premiação e o Interclasses é encerrado com uma grande Festa da Amizade.

Torneio Interclasses de Robótica

Data: 25 de agosto – Sábado

Horário: das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Local: Centro de Convenções e Exposições Albano Franco – Avenida Mato Grosso, 5.017, Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande (MS)