Torneio de Robótica será realizado neste sábado com entrada gratuita – Assessoria

A Escola do Sesi de Aparecida está aquecendo os motores para a 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica, que será realizado neste sábado (08/06), com entrada gratuita e aberta ao público. A instituição de ensino será tomada pela animação dos competidores – serão quatro times de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental –, que vão se enfrentar em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, sem falar que tem um monte de dancinhas e a galera abusa das fantasias.

Se você nunca foi a um torneio de robótica e não imagina o que acontece nas provas, a gente te explica. Os alunos do Sesi participam de uma série de competições de robótica ao longo do ano. Os Interclasses, especificamente, são organizados pela instituição em Mato Grosso do Sul como uma preparação para o Torneio First Lego League (FLL).

Neste torneio, cada time é avaliado enquanto realiza quatro diferentes missões – uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam robôs de Lego construídos por eles na arena de competições, e as máquinas precisam ser programadas para cumprir uma série de tarefas.

É nessa hora que o coração dispara, porque um código programado errado pelo competidor impede o robô de cumprir a missão e perder pontos. Nessa hora, a torcida vai ao delírio. Outra categoria é o Projeto de Pesquisa em que os alunos precisam desenvolver uma solução seguindo o tema proposto para este ano, “City Shaper”, algo como “os formadores da cidade”, na tradução livre.

Acessibilidade e tijolos ecológicos

Com base nesta temática, cada time de robótica da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado desenvolveu um projeto de pesquisa científica, que pode se transformar em uma solução real, acessível para a população e que, em outras edições, já foram selecionados para participar de feiras e mostras nacionais.

O time do 6º ano do Ensino Fundamental, o “Master Builders”, elaborou um projeto que fala sobre a acessibilidade dos surdos nos espaços escolares, por meio de aplicativos. Já os “Construsábios”, do 7º ano do Ensino Fundamental, querem implantar uma ciclovia com calçada de fácil acessibilidade no percurso da Avenida Orlando Mascarenhas, que vai do Fórum à Escola do Sesi de Aparecida do Taboado.

Do 8º ano do Ensino Fundamental, o time “Pequenos Construtores” quer mostrar à comunidade as dificuldades na questão da acessibilidade em Aparecida do Taboado, e criou projeto voltado para pessoas que possuem a mobilidade reduzida. Os “Construtores do Futuro”, do 9º ano do Ensino Fundamental, elaboraram um projeto sobre tijolos ecológicos, com materiais de fácil acesso e sustentáveis.

Programação

Os portões da Escola do Sesi serão abertos ao público a partir das 16 horas, mas antes os times estarão reunidos para serem avaliados pelos juízes nas categorias Projeto de Pesquisa, Design do Robô e Core Values (a capacidade de trabalhar em equipe e cultivar valores como a amizade e união).

O púbico poderá assistir às provas do Desafio do Robô, que inclui as disputas entre as máquinas. Depois, o Interclasse é encerrado com uma grande Festa da Amizade e, a partir das 20h30, terá início a cerimônia de premiação. 

Serviço – A Escola do Sesi de Aparecida do Taboado fica na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, Bairro Jardim Samara.