Toninho Cruz pede a instalação de hortas comunitárias em terrenos baldios

Na Tribuna vereador Toninho Cruz reivindicou que o Poder Executivo Municipal viabilize a instalação das hortas comunitárias – Foto: Divulgação

Na sessão ordinária desta segunda-feira (12), o vereador Toninho Cruz (PSB) reivindicou ao Poder Público projeto que viabilize a instalação de hortas comunitárias em terrenos baldios de Dourados. A iniciativa contará com parceria entre as associações de moradores e secretaria de Agricultura, com o objetivo de aproveitar os terrenos baldios públicos para o cultivo de temperos, hortaliças e legumes em geral. O projeto ainda prevê a limpeza de terrenos que se encontram vazios e/ou abandonados, dando uma utilidade para o local e também maior segurança às comunidades no entorno.

Segundo o vereador, a solicitação mostra-se importante, pois além de fazer com que a propriedade cumpra sua função social, proporciona um fomento na economia local beneficiando os munícipes com o projeto. A prefeitura oferecerá alguns benefícios às pessoas da própria comunidade que se interessarem e, conjuntamente com a secretaria de Agricultura, dispor de sementes e maquinários para que possam cultivar e plantar.

“Isso evita que esses terrenos abandonados sejam utilizados como depósito de lixo, proliferando insetos, ratos, mosquitos da dengue e abrigo de outros animais, que posam causar danos à saúde da população”, destacou o Toninho.

“Além de ser um projeto de interesse social e ambiental, também dará a oportunidade de deixar a cidade mais limpa e gerar economia para o município que economizará com manutenção dos terrenos públicos e ainda poderá utilizar a produção das hortas comunitárias no sustento das famílias”, completou o vereador.