Toninho Cruz faz balanço dos oito meses de mandato

Vereador Toninho Cruz representou a população com sabedoria, direcionamento, transparência e responsabilidade, debatendo e discutindo para o bem estar de todos e melhorias e benfeitorias para Dourados – Foto: Anderson Zanatta

Após cumprir oito meses de seu primeiro mandato, o vereador Toninho Cruz (PSB) fez um balanço de sua atuação no Legislativo. Presente em todas as sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara Municipal de Vereadores, o parlamentar acumula números significativos, como o envio de 150 indicações, 10 requerimentos, 30 moções e cinco projetos de Lei indicados, sendo um aprovado.

Dentre os projetos de Lei indicados, esta a Semana Municipal do Lixo Zero, Lei nº 4.281 sancionada pela Prefeita Délia Razuk (sem partido); Campanha de Conscientização e Estímulo à Doação de Sangue, Tecidos, Órgãos e outras doações para Fins Humanitários; Criação do Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais da Cidade de Dourados; projeto Primeiro Acorde na Rede Municipal de Ensino; projeto Fanfarras Escolares no Município de Dourados; e projeto “Teto Verde”, voltado à preservação do Meio Ambiente.

Durante os oito meses de mandado, Toninho Cruz usou a tribuna para falar sobre diversos assuntos relevantes para Dourados, como a situação dos funcionários públicos do município, solicitando reajuste salarial a classe. “Precisamos sempre pensar no funcionário em todos os aspectos e sabemos que aumento de salário é fundamental. Funcionário valorizado trabalha ainda com mais vontade. Vamos fazer sempre o possível pelos nossos colaboradores”, destacou, na época, o parlamentar.

Outras proposituras apresentadas foram o projeto “Bom de Bola, Melhor na Escola” nas escolas da Rede Municipal de Ensino; projeto de incentivo aos servidores municipais para Doação de Sangue; programa “Adote um Canteiro”, estimulando empresas e pessoas na conservação e utilização dos canteiros centrais existentes nos logradouros da cidade; programa “Bolsa Atleta”, destinado aos atletas que representam o município de Dourados; programa “Amigo do Bairro”, visando à contratação de mão de obra de pessoas do próprio bairro para realização da manutenção daquela região, além da elaboração de um projeto visando o repovoamento do Rio Dourados com a soltura de alevinos e espécies de peixes nativas da região.

Os números refletem sua disposição em buscar soluções para os problemas da comunidade. Entre as principais reivindicações estão, em caráter emergencial, à problemática verificada na Rua Coronel Ponciano com estudos visando a reestruturação do Trevo do DOF, projeto para captação de recursos para obras de duplicação da via e realização de estudos para a implantação de uma avenida ligando a BR-163 (em frente ao Restaurante Kanoa) com o Estádio Douradão, visando descongestionar a Rua Coronel Ponciano nos horários de pico.

Para habitação, o vereador Toninho Cruz solicitou estudo para a possibilidade de construção de casas do programa social Minha Casa Minha Vida no município e nos distritos de Vila São Pedro, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa, Macaúba, Panambi, Itahum e Picadinha, bem como para que seja efetivado pelo Poder Executivo o programa que garanta o cumprimento da Lei Federal nº 11.888/2008, onde famílias com renda mensal de até três salários mínimos têm direito à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social para sua própria moradia.

No setor cultural, visando a reestruturação da Usina Filinto Müller, mais conhecida como “Usina Velha”, Toninho pediu a viabilização de um projeto, detalhando as obras necessárias, com o empenho de recursos municipais, estaduais e federais para a restauração do local, mantendo as suas características e evitando que simplesmente “suma” do mapa esse marco da história de Dourados. De suma importância nos momentos de lazer e entretenimento, o vereador reivindicou da Administração Municipal serviços de manutenção no Teatro Municipal de Dourados.

Na saúde, Toninho Cruz pediu ativação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Idelfonso Pedroso, criação de setor de Fisioterapia nos postos de saúde, implantação de um Centro de Referência em Dependência Química na cidade, como também cobrou adequação da parte elétrica, e solicitação de novos equipamentos de ar-condicionado nas unidades de saúde. O parlamentar cobrou providências para a viabilização de recursos para substituição da frota de ambulâncias que servem o município e solicitou a ampliação e implantação de farmácias em todas as unidades de saúde do município e distritos de Dourados.

O vereador ainda percorreu vários bairros da cidade, ouvindo as principais demandas da população e protocolando diversos ofícios e indicações, solicitando à Prefeitura melhorias, como operação tapa buraco, pavimentação asfáltica, cascalhamento e patrolamento, limpeza de bocas de lobo, manutenção da iluminação pública com troca de lâmpadas e reatores queimados, mutirões de limpeza com poda de árvores, roçadas, retirada de entulhos e pinturas de meio fio.

No primeiro semestre o vereador Toninho Cruz solicitou na sessão ordinária indicação endereçada à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, requerendo a viabilização de um trator para atender a Agrovila, localizada no distrito de Vila Formosa, em Dourados.

Na educação, o parlamentar cobrou recursos do Poder Público para a implantação de uma escola municipal e um Ceim (Centro de Educação Infantil) para o Residencial Campina Verde II, entregue no dia 1º de junho com 353 unidades habitacionais, bem como a manutenção em escolas do município e retomada das obras dos Ceims do Parque do Lago, Vila Erondina, Vila Vargas, Parque das Nações I e Jardim Vitória. Foram protocoladas indicações solicitando ônibus escolar e transporte coletivo para atender a população dos Residenciais Campina Verde I e II e bairros adjacentes.

As praças e parques da cidade também foram tema das solicitações. Nos documentos, Toninho Cruz solicitou os serviços de limpeza, reforma de banheiros e manutenção da iluminação no Parque dos Ipês, Praça do Parque Alvorada, Praça esportiva do BNH I, II e II Plano, Parque Rego D’Água, Complexo Jorge Antonio Salomão “Jorjão”, Praça do Jardim Canaã III, entre outros. Uma das solicitações atendidas pela Prefeitura foi a limpeza completa do Parque Ambiental Victelio de Pellegrin, localizado no bairro Jardim Novo Horizonte, que estava totalmente tomado pelo matagal. O parlamentar encaminhou indicações solicitando a implantação e limpeza de pistas de caminhada, instalação de novas academias ao ar livre, bem como reforma do Ginásio de Esportes José Carlos Ferreira “Dekão” e Ginásio Municipal de Esportes Ulysses Guimarães e serviços de limpeza em todos os campos de futebol da cidade. Para maior controle em áreas públicas, o vereador Toninho Cruz solicitou o cercamento de terrenos e lotes de domínio do município que não estão em uso.

Preocupado com a preservação do Meio Ambiente, Toninho Cruz encaminhou proposição no sentido de sensibilizar o Poder Público Municipal para que realize um estudo de viabilidade de implementação de um repovoamento de árvores nos locais de tratamento de esgoto, bem como a instalação em condomínios e apartamentos de Dourados tambores para o descarte de óleo de cozinha usado e lixeiras em locais estratégicos em toda a extensão da Avenida Marcelino Pires, Joaquim Teixeira Alves e Rua Weimar Gonçalves Torres.

“Quero agradecer a Deus por estar do nosso lado e, mais uma vez, conduzir o nosso trabalho com sabedoria, direcionamento, transparência e responsabilidade, debatendo e discutindo para o bem estar de todos. Vamos continuar trabalhando lado a lado para que consigamos impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade”, agradeceu o vereador Toninho Cruz.