As equipes The Builders Lego e Arquitetron, das escolas do Sesi de Três Lagoas e Dourados, respectivamente, foram as grandes vencedoras do torneio interclasse de robótica realizado na sexta-feira (05/07) e no sábado (06/07) nas duas unidades. A competição é organizada nas sete escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul como parte da robótica educacional adotada como ferramenta de aprendizagem na instituição de ensino.

Com o tema “Architecture City Shaper – E Se Você Pudesse Construir um Mundo Melhor?”, o torneio teve início na Escola do Sesi de Três Lagoas com a apresentação das equipes, grito de guerra e apresentações culturais voltadas ao tema da temporada. A competição teve quatro etapas em que os alunos foram avaliados pelos juízes nas categorias: Projeto de Pesquisa, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô.

Nos projetos de pesquisa, os alunos apresentaram soluções inovadoras de acordo com a temática do torneio; na avaliação do Core Values, os alunos foram submetidos a uma atividade em grupo em que os juízes avaliaram se os valores como trabalho em equipe foram contemplados. Na etapa de Design de Robô e Desafio do Robô, os alunos foram avaliados quanto ao desenho mecânico, estratégias e inovação na programação e também na série de missões programadas para cada robô desenvolver na mesa durante as partidas de 2 minutos e meio.

Segundo a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, esse já é o sexto torneio interclasse de robótica e é gratificante ver a evolução das equipes em todas as categorias. “Esta é uma experiência que agrega diversos conhecimentos e habilidades, favorecendo múltiplas aprendizagens relacionadas à pesquisa, ampliação de conhecimentos científicos e tecnológicos, além da vivência de valores importantes para o trabalho em equipe. Também não podemos deixar de destacar a participação da família, que esteve presente em peso para prestigiar os alunos, valorizando seus trabalhos”, afirmou.

Na avaliação da aluna Gabriela Santos Tucunduva, da equipe vencedora The Builders Lego, o torneio interclasse de robótica é sempre cheio de desafios. “Nós adquirimos conhecimento sobre arquitetura, o sol e sua energia. Termos ganhado foi uma surpresa maravilhosa”, disse. Na mesma linha, a aluna Caroline Aparecida Moreira Miranda, da mesma equipe, destacou o aprendizado adquirido. “Todo ano as equipes participam e se empenham, e por mais que seja uma que seja uma competição, todas trabalham, juntas e se respeitam”, destacou.

Dourados

Em Dourados, a equipe vencedora foi a Arquitetron, que apresentou no projeto de pesquisa a execução de jardins comunitários nos locais onde a água se acumula, principalmente ao redor de rios e lagos. Para a aluna Alice Poliana Gomes, que integra a equipe, participar do torneio interclasse de robótica fui uma experiência enriquecedora.

“O projeto de pesquisa foi um grande desafio, mas nos divertimos o tempo todo. Estou me sentindo realizada, porque nunca ganhei nenhuma competição até hoje. Sei da importância de participar e de aprender durante o interclasse, mas ganhar é muito legal”, declarou Alice Gomes.

Também da equipe Arquitetron, o aluno Felipe Mota Veríssimo destacou o aprendizado durante o projeto de pesquisa. “Eu aprendi bastante coisa nova, tanto sobre arquitetura e sobre plantas. É meu primeiro ano na Escola do Sesi e então meu primeiro torneio e estou muito feliz. Acho que valeu a pena todo esforço que tivemos”, ressaltou.