Temporal provoca queda de árvores e torres em Mato Grosso do Sul

Torre atingida por vendaval em Itaquiraí – Assessoria

A Energisa informa que desde a meia-noite equipes da concessionária estão trabalhando em modo contingência para consertar os estragos do temporal que começou no sul do estado e atingiu também a Capital.

A concessionária aumentou em cinco vezes o número de equipes no atendimento em campo e as quedas de árvores e descargas atmosféricas foram as principais causas das falhas na interrupção da energia elétrica.  Da 0h até às 9h, em Mato Grosso do Sul foram registradas aproximadamente 401.852 descargas elétricas.

Na região de Itaquiraí quatro torres de alta tensão caíram e fecharam a rodovia BR 163. Equipes da concessionária fizeram as manobras para remoção das estruturas e cabos, e já liberaram a pista desde às 7h. Equipes pesadas e de Linha Viva, próprias e terceiras, foram deslocadas nas localidades em contingência.

Neste momento os atendimentos da Energisa se concentram nos municípios: Itaquiraí, em especial no distrito de Boa Sorte, Tacuru, Japorã, Paranhos, Distrito de Ithaum, Sete Quedas e Campo Grande.

Municípios Restabelecidos: Aral Moreira, Novo Horizonte do Sul, Juti, Mundo Novo e Naviraí.

Em Campo Grande os bairros mais atingidos, principalmente com vegetação sobre a rede elétrica, são: Jardim São Conrado, Jardim São Lourenço, Nova Lima, Jardim Batistão, Alves Pereira, Parque Residencial União, Conjunto Aero Rancho, Parque Residencial, Rita Vieira, Tiradentes, Vila Piratininga, Jardim Tijuca, Santo Amaro, Vila Nasser, Jardim Centenário, Vila Jacy, Vila Taquarussu, Mata do Segredo, Jardim Autonomista, Vila Planalto, Parque do Lageado, Vila Nova Campo Grande, Coophavila II, Itanhangá Park, Caiçara, Jardim Panamá, Parque dos Novos Estados, Guanandi, Pioneiros, Vila Sobrinho, Jardim Leblon, Vilas Boas, Portal Caiobá, Vila Carlota, Chácara Cachoeira, Jardim Centro Oeste, Vila Santo Antonio, Vila Popular, Santa Fé, Jardim Los Angeles, Vila Bandeirante, Coronel  Antonino, Jardim Tarumã, Carandá Bosque, Jardim Parati, Núcleo Industrial Indubrasil, Monte Castelo, Jardim Bela Vista, Vila Gloria, Cruzeiro, Jardim Veraneio, Amambai, Chácara dos Poderes, Centro, Vila Taveirópolis e Jardim Seminário.

A Energisa orienta que ocorrências envolvendo queda de árvores de grande porte e volume expressivo de vegetação na via, que impeçam a atividade das equipes da concessionária para restabelecer a rede elétrica, se faz necessária a atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no corte e retirada de galhos para que a recomposição do sistema elétrico seja concluída.

Segurança acima de tudo

A Energisa preparou algumas dicas para esse período chuvoso:

  • Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
  • Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;
  • Deixe para carregar ou smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;
  • Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
  • Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
  • Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;
  • Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
  • Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
  • Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
  • E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados

Serviço – Em caso de acidentes acione imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 722 7272, e o Corpo de bombeiros pelo 193.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.