A tecnologia vem avançando rapidamente, tanto em aparelhos eletrônicos, como nos celulares, tablets e computadores, como também no desenvolvimento de novos métodos na área da saúde, incluindo a saúde bucal.É muito importante que profissionais de todas as áreas estejam informados com as novas tecnologias, incluindo os odontologistas, pois essas ajudam a avançar em diversos tipos de tratamentos odontológicos.

O mercado de odontologia no Brasil é considerado como terceiro maior do mundo, com isso sua funcionalidade não deve ser deixada para trás. Hoje serão mostrados os mais novos avanços na área da odontologia, estes que vêm se inovando desde 2012, garantindo aos pacientes um resultado mais rápido, menos indolor e ainda melhor para seus dentes.

Em setembro de 2019 aconteceu a 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia, que trouxe os principais avanços tecnológicos para alunos e profissionais, com o tema “A quarta revolução industrial e sua aplicabilidade na Odontologia”. Novos tratamentos e novos métodos de aplicação, se destacando dos antigos tratamentos, foram apresentados neste importante encontro para a todos envolvidos na área.

Principais avanços tecnológicos na área odontológica

Algumas novidades vêm sendo apresentadas na área da saúde bucal, dentre elas, encontra-se as principais:

  • Sistema CAD/CAM

Este sistema consiste em um scanner para mapeamento 3D da arcada dentária, um software para o projeto de construção protética, e um software para gerar um arquivo numérico, desta forma, a máquina vai produzir a prótese, podendo ser de tecnologia subtrativa (frisadora), ou de tecnologia aditiva (impressoras 3D).

  • Scanner iTero Element

Este equipamento permite ao paciente acompanhar em tempo real como ficarão os seus dentes. É provido pelo software ClinCheck, que calcula a exatidão da quantidade da força necessária para movimentação de cada dente, com a garantia de um resultado mais rápido.

  • Laser para combate das cáries

O laser retira o tecido careado do dente sem a utilização de brocas, os famosos motorzinhos, que fazem com que muitas pessoas tenham medo de visitar seu dentista. Este novo tratamento é indolor e não desgasta o dente como acontece com as brocas.

  • Odontologia estética

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia o setor de estética odontológica é o que tem crescido disparadamente. Por muitas pessoas estarem buscando cuidar da parte estética, a tecnologia também se fez presente nestes tratamentos, tornando-os, inclusive, mais acessíveis nos dias de hoje. Assim as pessoas acabam, ao mesmo tempo, melhorando a sua saúde bucal, mesmo buscando apenas o fator estético, realizando procedimentos como o caso do clareamento dental, implantes e próteses. Feitos por tecnologia computadorizada, com aparelhos mais precisos e tratamentos mais acelerados.

  • Anestesia

Até mesmo a anestesia teve seus avanços tecnológicos, tendo sido criado um sistema computadorizado para a aplicação do anestésico quase indolor. Uma boa notícia para os pacientes que possuem fobia de agulhas. O líquido anestésico é injetado apenas no dente que será tratado, evitando a sensação de inchaço na boca.

  • DSD

A técnica DSD (Digital Smile Design) consiste em o paciente poder ver, através da radiografia digital, como seu sorriso ficará antes mesmo de iniciar o tratamento. Desta forma, o tempo do tratamento é otimizado, permitindo ao paciente participar do acompanhamento da mudança de seu sorriso.

  • Nanopartículas

As nanopartículas podem ser utilizadas nas resinas, apresentando brilho por mais tempo, sendo, também, mais resistentes à degradação na boca. Também pode ser utilizada na criação de produtos odontológicos com ação bactericida, que podem interromper em 85% dos processos de cáries.

Governo de MS - CORONAVÍRUS