
As apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul cresceram 30% em 2024, de acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De janeiro a novembro, foram interceptados 525,1 toneladas de entorpecentes, frente a 403,5 toneladas no mesmo período de 2023.
Segundo a Sejusp, 471 toneladas foram apreendidas no interior e 54 toneladas na Capital. A maconha liderou com 499,7 toneladas confiscadas, seguida pela cocaína com 11,6 toneladas, além de outros tipos de drogas em menores quantidades. Veja quadro abaixo:
As ocorrências relacionadas ao tráfico também subiram 6%, com 3.759 registros em 2024 contra 3.558 no ano anterior.
O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) atribui os avanços à integração com outras forças de segurança, incluindo parcerias interestaduais pelo bloco SULMASP e colaborações com órgãos como a Polícia Federal e Receita Federal. Além disso, investimentos estaduais em tecnologia e equipamentos foram apontados como essenciais para a eficiência das operações.
Na Capital, a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) destacou a atuação nas áreas de prevenção, repressão e incineração de drogas, além de ações de inteligência que resultaram no fechamento de bocas de fumo e na redução de crimes relacionados.
A soma de esforços e a melhoria contínua são os principais pilares dos avanços na segurança pública, reforçando a proteção da população e o combate ao crime organizado.