TCE-MS comemora 42 anos da realização da primeira sessão da Corte

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul completa 42 anos nesta segunda-feira, 28 de março, data em que foi realizada a sua primeira sessão oficial com a eleição de presidente e vice-presidente. Os sete primeiros conselheiros, responsáveis pela criação do primeiro Regimento Interno da Corte de Contas, foram nomeados dias antes, em 24 de março de 1980, pelo então governador Marcelo Miranda Soares.

A atual gestão descentralizada, liderada pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, conta com mais seis conselheiros, o vice-presidente Jerson Domingos, o corregedor-geral Ronaldo Chadid, o ouvidor Osmar Jeronymo, o diretor-geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) Waldir Neves, e os conselheiros Marcio Monteiro e Flávio Kayatt.

Durante 24 anos o TCE-MS ocupou instalações provisórias e alugadas. A sede própria, no Parque dos Poderes, foi inaugurada em 15 de outubro de 2004 e tem instalado, em bloco anexo ao prédio principal, o Ministério Público de Contas sob o comando, atualmente, do procurador geral, José Aêdo Camilo, e do procurador adjunto, João Antônio de Oliveira Martins Júnior.

Ao longo dos anos, a Corte de Contas já foi homenageada três vezes, em datas importantes, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos –  em 2005 no jubileu de prata, em 2010 ao completar 30 anos e em 2020 na comemoração dos 40 anos.

A história do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul está reunida em um Memorial na sede da Corte de Contas e em um acervo on-line no site da Instituição. Todo material é fruto da contribuição de servidores e familiares daqueles que fizeram e fazem parte dessa trajetória. No Memorial fixo, é mantida uma exposição permanente de utensílios, condecorações, beca e peças de valor histórico.

Integrante da equipe que implantou o TCE-MS, o atual presidente, conselheiro Iran Coelho das Neves, lembra a trajetória marcada pela dedicação de conselheiros e servidores de um dos mais jovens Tribunais do País. “Nosso Tribunal chega aos 42 anos como a expressão concreta da lúcida determinação de todos os que se dedicaram e se dedicam, nestas mais de quatro décadas, a edificar uma Corte de Contas à altura dos desafios contemporâneos”.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul ao longo dessas décadas tem se empenhado em transferir conhecimento ao jurisdicionado para consolidar a cultura da boa governança, investindo permanentemente na qualificação dos servidores e no desenvolvimento de tecnologia, além de incentivar o protagonismo do cidadão como fiscal das ações de governo.

O presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, destaca os 42 anos da Corte de Contas do Estado e afirma que “a nós, atuais conselheiros e servidores, compete a responsabilidade de valorizar e engrandecer, pela competência, pela dedicação e pelo senso profissional de cada um, o patrimônio representado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul como instituição a serviço do cidadão e da democracia”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.