Sul-mato-grossenses representam o país no Mundial de Canoagem

Profissional irá acompanhar os dois atletas em competição na Suíça

Atletas que disputarão Mundial de Canoagem, que será realizada em Muota, na Suíça, de 30 de maio a 3 de junho – Divulgação

O coordenador do curso de Educação Física da Unigran Net, Rodrigo Barbosa de Miranda, treina a seleção brasileira de canoagem desde 2017 e irá acompanhar os atletas sul-mato-grossenses Gustavo Figueiró e Rafael Girotto no Mundial de Canoagem. A competição será realizada em Muota, na Suíça, de 30 de maio a 3 de junho.

“A Canoagem de Mato Grosso do Sul está fortalecida e outros estados estão seguindo o mesmo caminho, tendo o nosso como referência”, afirma Miranda. Para ele, o Campeonato Estadual realizado pela Federação de Canoagem de MS tem influência no cenário atual, pois possibilita que os atletas estejam sempre em bom nível de competitividade.

Gustavo Figueiró disputará a categoria de K1 Sprint e Rafael Girotto a K1 Clássica Sênior. Essa modalidade é de Canoagem de Descida, com treinamento feito em corredeiras, algo favorecido pela geografia do estado. Segundo o treinador, a preparação dos atletas está ocorrendo em Aquidauana, no Distrito de Piraputanga, ou em Campo Grande no Córrego Botas, além de treinamentos físicos e de aperfeiçoamento de movimento no Lago do Parque das Nações Indígenas, na Capital.

Desde janeiro, a equipe brasileira está focada na preparação para o mundial e, em maio, foram campeões no circuito Sul-Americano, realizado em Tibagi, no Paraná. Essa foi a última competição antes do Mundial. “Esperamos fazer a melhor colocação da história do Brasil em Campeonatos Mundiais. Queremos estar entre os 20 primeiros colocados, mesmo sabendo das adversidades climáticas e do período de treinos”, completa o coordenador e treinador.

Sobre a equipe

Rodrigo Barbosa de Miranda é natural de São Paulo/SP, profissional de Educação Física e coordenador do curso de Educação Física Unigran Net. Gerente de Esporte de Participação e Lazer FUNDESPORTE, do Governo do Estado de MS, também é Conselheiro CREF11 MS e mora desde 2004 no estado, onde construiu toda sua carreira profissional.

Gustavo Figueiró é natural de Campo Grande, tem 35 Anos e é formado em Direito. Foi campeão brasileiro em 2017 na categoria Sprint e é o atual Campeão Estadual de Mato Grosso do Sul, ficando na segunda convocação para disputar Mundial.

Já Rafael Girotto nasceu em Aquidauana, tem 28 Anos e é egresso da primeira turma de Educação Física da Unigran Capital. Campeão brasileiro em 2017 na categoria Clássico, também é campeão Sul Americano e foi sete vezes campeão estadual de MS. Essa será a terceira participação do atleta em Mundial.