SubJuventude e Defensoria lançam Cartilha sobre os Direitos da Juventude

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com a Defensoria Pública, através do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), lançou na manhã desta terça-feira (21) a “Cartilha sobre os Direitos da Juventude”.

A cartilha foi elaborada com uma linguagem acessível, contendo ilustrações que permitirão a fácil compreensão, traz temas importantes, entre eles, a explicação do Estatuto da Juventude; Lei da Meia Entrada; Id Jovem; programas de inserção no mercado de trabalho.

Na solenidade de lançamento que foi realizada na Escola Superior da Defensoria, o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal, destacou a importância do material para os jovens sul-mato-grossenses.

Para a defensora pública e Coordenadora do Nudeca, Débora Maria de Souza Paulino, o lançamento da Cartilha é um bom momento para se discutir os direitos e deveres da juventude. “Para nós esse material é um grande passo, tendo em vista que muito se fala nos direitos da criança, do adolescente, dos idosos, dos direitos humanos e pouco se fala sobre os direitos da juventude, e esse material tem um grande valor”, finaliza. “Quando pensamos na elaboração desse material e procuramos a Defensoria tivemos o total apoio deste órgão, assim como da Secretaria de Educação. Nosso objetivo com a cartilha é levar o conhecimento a todos os jovens, desde aqueles que vivem nos centros urbanos até aqueles que moram em áreas rurais, assentamentos, fronteiras, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Ao conhecerem os seus direitos e deveres, os jovens conseguem participar mais ativamente da construção das políticas públicas”, explica.

O evento contou com a presença de representantes de outros órgãos governamentais e instituições. E fez parte do calendário de atividades da Semana Estadual da Juventude que está sendo realizada entre os dias 18 a 25 de setembro.

Acesse aqui a Cartilha sobre os Direitos da Juventude, no formato digital.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.