Sistema de saúde de Dourados não está preparado para enfrentar surto de Covid-19, alerta MP

Barreiras sanitárias ajudam na prevenção ao Covid-19 – Foto: A. Frota

Em nota conjunta, o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho alertam a população douradense que o sistema de saúde local não está preparado para enfrentar o surto elevado de Covid-19.

Desde o início da pandemia o Ministério Público está acompanhando e fiscalizando todas as ações de prevenção, controle e estruturação do sistema de saúde em Dourados, adotando diversas medidas judiciais e extrajudiciais, expedindo Recomendações ao Poder Público. Várias reuniões já foram realizadas com as autoridades municipais e estaduais de saúde, da assistência social e da educação, entre outras medidas para enfrentamento da crise.

Mesmo com todas essas ações, se constata que atualmente o Município de Dourados possui somente 40 leitos de UTI adulto destinados para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados para a COVID-19, e já está com a taxa destes leitos próxima ao limite máximo de ocupação (taxa de ocupação em 78% segundo dados coletados nesta data), lembrando que Dourados é responsável por também acolher pacientes de muitos Municípios do seu entorno.

Além disso, nos últimos dias houve casos de contaminação de profissionais da saúde que estavam na linha de frente dos atendimentos nas unidades de saúde, havendo dificuldade de se conseguir os profissionais de saúde necessários para montar outros leitos de UTI no Município.

Por tudo isso, fica o alerta do MP para que a população de Dourados intensifique as medidas de prevenção. Permaneçam em casa o maior tempo possível e, quando houver necessidade de sair de casa, não saiam com a família toda e usem sempre máscara.

Mantenham a distância segura das pessoas e permaneçam atentos às medidas de higiene recomendadas pela vigilância sanitária. Não façam nenhum tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos. É muito importante que as exigências feitas pelos Decretos Municipais sejam fielmente obedecidas por todos, inclusive o uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos públicos ou privados. Em qualquer fila use sempre máscara e respeite a distância entre as pessoas.

Veja aqui a Nota do Ministério Público.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui