Laboratorio do ISI Biomassa – Divulgação

Parceiros da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o Sesi, Senai e IEL prepararam uma programação especial para o evento, considerado o maior evento científico da América Latina, com direito a apresentação de tecnologias que envolvem inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas) e robótica. Neste ano, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai sediar a feira, no campus de Campo Grande, e a previsão é receber 10 mil participantes de todo o Brasil de 21 a 27 de julho.

Visitantes do stand do Sesi poderão conhecer na prática a aplicação da robótica, programação e pensamento computacional da Educação Básica ao Ensino Médio. A Escola do Sesi de Campo Grande vai demonstrar como a robótica curricular desafia os estudantes a buscar soluções para problemas cotidianos, sendo que uma das atrações é uma pista de corrida que reproduz um circuito de Fórmula 1.

Os alunos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia, e devem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de corrida. Também estarão disponíveis para visitação do público mesas e arenas de robótica, onde são cumpridas diversas missões entre robôs de Lego, como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e até mover satélites para a órbita, tudo de maneira lúdica.

O Clube de Robótica do Sesi vai apresentar os programas Genius e Roboter, voltados para o Ensino Fundamental, além da RoboGarden, plataforma utilizada pela Rede de Ensino do Sesi de Mato Grosso do Sul para ensinar programação nas linguagens Java e Phyton a crianças a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

A Educação do Sesi também participa da Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), cuja edição deste ano foi incorporada à SBPC com seis projetos desenvolvidos pelos alunos de Iniciação Científica das escolas de Aparecida do Taboado, Corumbá, Campo Grande, Dourados e Naviraí.

Senai e IEL

Já o Senai vai apresentar ao público ferramentas utilizadas pelos alunos dos cursos de educação profissional da instituição, como um simulador de caminhão basculante, bancada de elétrica, bancada pneumática, kit didático de refrigeração e o uso de drones na produção industrial. Quem passar pelo stand também vai poder buscar informações sobre os cursos técnicos, os cursos superiores da Faculdade do Senai de Campo Grande e as pós-graduações.

A área de tecnologia e inovação do Senai também vai levar para a SBPC um pouco da infraestrutura do IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas), em Dourados (MS), que atua com pesquisa e desenvolvimento de soluções para indústrias do setor. Visitantes poderão conhecer um mostruário de sementes, medidor de condutividade, PHmetro, contador de colônias, placas de petri com micoorganismos e vidrarias e reagentes.

Já o ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), cuja a megaestrutura de laboratórios está localizada em Três Lagoas (MS), vai apresentar biomassas processadas e in natura (pellets, cavacos, briquetes e bioóleo), enquanto o Senai Empresa vai mostrar a realidade aumentada e os serviços na área de energia fotovoltaica. O IEL estará disponível para atendimento aos acadêmicos que estejam em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho por meio do estágio, com a divulgação de cursos, vagas e cadastro no banco de currículos do Instituto.

Serviço – O campus da UFMS em Campo Grande fica na Avenida Costa e Silva, s/n, Bairro, Cidade Universitária.