O Sesi, em parceria com a TV Morena, promove, neste sábado (08/06), a partir das 8 horas, no Parque dos Ervais, localizado na Rua Felipe Brum, 2.160, no Bairro Granja, em Ponta Porã, a 1ª edição do Programa Ação Cidadania deste ano. Ao longo do dia, serão disponibilizados para os moradores da cidade mamografias, atendimentos odontológicos, oftalmológicos e médicos, vacinação, designer de sobrancelhas, esmaltação, higienização facial, emissão de título de eleitor, orientações sobre Previdência Social, programas sociais e direitos do consumidor, além de shows de duplas sertanejas, teatro e dança.

Nesta 1ª edição de 2017 do Programa, que já é realizado há quatro anos pelo Sistema Fiems, a projeção é efetuar 9,2 mil atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, além de reunir um público de 4 mil pessoas. Esperada nas cidades por onde a passa, pela primeira vez o Ação Cidadania sairá de Campo Grande e será levado para cidades do interior do Estado, sendo que a exceção tinha sido Terenos, onde o Programa foi realizado no ano passado.

“O Ação Cidadania é um trabalho para a população do nosso Estado. Temos equipes que trabalham na avaliação das necessidades de cada região e procuramos atender a todas. Claro que nem sempre isso é possível, mas neste ano serão seis ações, projetos importantes e, de certa forma, financiados por nós empresários. É a contribuição do setor privado para Mato Grosso do Sul”, afirma o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Em Ponta Porã, a primeira das cinco cidades a receber o Ação Cidadania neste ano, 20 parceiros do setor público e privado aderiram ao Programa e para o superintendente-regional do Sesi, Bergson Amarilla, o compromisso dessas entidades é responsável pelo sucesso do evento. “Em virtude dessa disponibilidade, poderemos oferecer serviços de saúde completos, desde clínica geral até oftalmologia, bem como odontologia”, avaliou.

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, agradece as ações que a Fiems vem realizando no município, especialmente no que diz respeito à industrialização na faixa de fronteira. “A Fiems trará para nossa cidade mais uma ação para todos os 90 mil habitantes e tenho certeza que não só eles serão beneficiados, mas todos os nossos irmãos brasiguaios, e os municípios da região do Conesul como um todo”, comemorou.

Segundo o cronograma, a próxima cidade a receber o Programa será Campo Grande, no dia 19 de agosto, enquanto em seguira será a vez de Dourados, no dia 23 de setembro, logo depois chega a Coxim, no dia 7 de outubro, e termina em Aparecida do Taboado, no dia 18 de novembro.

Confira abaixo a relação dos parceiros do Sesi na Ação Cidadania:

  1. Senai
  2. IEL
  3. Fórum Eleitoral
  4. INSS
  5. Procon
  6. Secretaria Municipal de Assistência Social
  7. Cras
  8. Creas
  9. Aepeti
  10. Cam
  11. Unopar
  12. Monteverde Agro-Energética
  13. Previne
  14. Secretaria Municipal de Saúde
  15. Hemonúcleo Regional
  16. Secretaria Municipal de Educação
  17. UFMS
  18. Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã)
  19. Fundação Estadual de Cultura
  20. Secretaria Municipal de Assistência Social