Reunião que definiu o local para realização da Ação Cidadania  foi realizada nesta quarta-feira, 31, em Ponta Porã - Assessoria
Reunião que definiu o local para realização da Ação Cidadania foi realizada nesta quarta-feira, 31, em Ponta Porã – Assessoria

Em reunião realizada nesta quarta-feira (31/05), em Ponta Porã (MS), o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, e o secretário municipal de Governo e Comunicação, Eduardo Esgaib Campos, definiram o local onde será realizada a primeira Ação Cidadania deste ano no próximo dia 8 de julho. Trata-se do Parque Estadual Dos Ervais, localizado no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Afrânio Gonçalves, no Bairro Granja.

Segundo Bergson Amarilla, a Prefeitura de Ponta Porã mostrou-se compromissada com a realização do evento e colocou à disposição os serviços disponibilizados pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Assistência Social, de Governo e Comunicação e de Obras e Urbanismo, bem como a Procuradoria Geral. “Em virtude dessa disponibilidade, poderemos oferecer serviços de saúde completos, desde clínica geral até oftalmologia, bem como odontologia”, revelou.

Já o secretário municipal de Governo e Comunicação de Ponta Porã, Eduardo Esgaib Campos, destaca que a Prefeitura está muito animada com a realização de uma das etapas da Ação Cidadania deste ano. “A nossa intenção é promover um bom evento para que Ponta Porã entre no circuito da Ação Cidadania, tendo etapas todos os anos. Por isso, nós só temos a agradecer ao Sesi por ter inserido a nossa cidade e acreditamos que o Parque dos Ervais foi uma excelente escolha para receber todos os serviços”, afirmou.

O evento

Com um formato inédito, a Fiems lançou, no dia 16 de maio, a edição 2017 da Ação Cidadania e, pela primeira vez, os atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura serão levados para cinco municípios de Mato Grosso do Sul – Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Coxim e Aparecida do Taboado. A exemplo dos dois primeiros anos, quando recebeu 17.705 pessoas e promoveu 73.191 atendimentos, a ação contará com apoio da TV Morena e 35 parceiros da iniciativa pública e privada que já confirmaram adesão ao projeto.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou as inovações para este ano e o compromisso da entidade e empresários com os cidadãos sul-mato-grossenses mais carentes. “O Ação Cidadania é um trabalho para a população do nosso Estado. Temos equipes que trabalham na avaliação das necessidades de cada região e procuramos atender a todas. Claro que nem sempre isso é possível, mas neste ano serão seis ações, projetos importantes e, de certa forma, financiados por nós empresários. É a contribuição do setor privado para Mato Grosso do Sul”, avaliou.

O diretor-executivo da TV Morena, Nicomedes Filho, comentou que iniciativas como a Ação Cidadania promovem a inclusão da sociedade. “Gera um sentimento de pertencimento, e estas pessoas atendidas se sentem parte da sociedade. Quando falamos em atendimentos, falamos não em números, mas em pessoas, e na família dessas pessoas. Essa é a nossa diretriz básica, desenvolver a sociedade e dar voz a todos os cidadãos”, discursou.

Segundo o cronograma, a primeira Ação Cidadania está agendada para o dia 8 de julho, em Ponta Porã, dia 19 de agosto em Campo Grande, dia 23 de setembro em Dourados, dia 7 de outubro em Coxim e dia 18 de novembro em Aparecida do Taboado. O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, agradeceu as ações que a Fiems vem realizando no município, especialmente no que diz respeito a industrialização na faixa de fronteira. “A Fiems trará para nossa cidade mais uma ação para todos os 90 mil habitantes, e tenho certeza que não só eles serão beneficiados, mas todos os nossos irmãos brasiguaios, e os municípios da região do Conesul como um todo”, comemorou.