SES realiza aula inaugural do curso de pós-graduação em Saúde Pública

Aula inaugural do curso foi realizada na tarde desta quinta-feira – Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP) Dr. Jorge David Nasser, realizou nessa quinta-feira (27.06) a aula inaugural do curso de pós-graduação em Saúde Pública oferecido pela escola. Comemorando 30 anos na qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), a escola de Mato Grosso do Sul carrega a missão de planejar e desenvolver atividades de formação, educação permanente, pesquisa e extensão dos trabalhadores da área de saúde pública.

O curso de pós-graduação, que inicia com 40 alunos, será ofertado em parceria com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) e tem com estratégia a expansão da oferta dos cursos lato sensu na área da saúde pública no Brasil, além do objetivo principal que é a qualificação dos profissionais e a melhoria da organização do trabalho nas instituições de saúde, alinhadas com os princípios e diretrizes do SUS.

“Que esse processo possa desencadear em vocês, alunos, a questão dos conceitos, mas também o engajamento na luta pela política pública de saúde”, disse a secretária- adjunta da SES, a Christinne Maymone.

No primeiro encontro do curso, na aula inaugural, estiveram presentes dois especialistas em saúde, com vasto currículo: a doutora em Saúde Coletiva, coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola e vice-diretora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Rosa Maria Pinheiro Souza; e o enfermeiro, doutor em Ciências de Saúde, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenador da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) e membro da Rede de Educação Interprofissional em Saúde das Américas, Marcelo Viana da Costa.

Escola de Saúde Pública

A Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser foi criada em 1989, carregando a missão de planejar e desenvolver atividades de formação, educação permanente, pesquisa e extensão dos trabalhadores da área de saúde pública fomentando a inovação e a produção tecnológica, a partir das necessidades locorregionais identificadas, visando o desenvolvimento, sustentação e efetivação dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Mato Grosso do Sul.

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