Servidores passam por treinamentos de brigadistas no estádio Douradão

Foi realizada na última quinta-feira nas dependências e no pátio do estacionamento do estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”, um curso de capacitação para os servidores públicos municipais que prestam serviços para a FUNED (Fundação de Esporte de Dourados)

O curso, aplicado pelo 1º sargento/BM Orides Piveta Júnior, aconteceu em parceria do 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) de Dourados com a Prefeitura de Dourados, e contou com a participação de 22 brigadistas voluntários ligados a Funed.

Manuseios

O conteúdo aplicado no curso está de acordo com a Norma Técnica/2016 (Brigada de Incêndio), tem como objetivo estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento, reciclagem e cadastramento dos futuros brigadistas de incêndio e congêneres.

A formação é para atuação em edificações e áreas de riscos no Estado de Mato Grosso do Sul, na prevenção e no combate a princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio quando requisitado.

Esta norma técnica é aplicada a todas as edificações, eventos temporários ou áreas de risco, conforme a Lei Estadual nº 4335/2013 (Código de Segurança) contra Incêndio, Pânico e outros riscos em praças esportivas, centros culturais (estádio e teatro por exemplo) entre outros, com grande ou não presença de público no Estado de Mato Grosso do Sul.

Os brigadistas que participaram do curso no “Douradão” e que atuarão no município receberam certificação com oito horas, entre aulas teóricas e práticas.

No “Douradão” no período matutino foram aplicadas para os servidores duas horas de aulas teóricas e práticas, tendo como principal alvo o de primeiros socorros e manuseios de mangueiras de hidrantes e de extintores, e posteriormente estarão participando de uma aula (prova) escrita.

No curso, os servidores tomaram conhecimento sobre combate a princípios de incêndio na prática, aonde foram utilizados extintores de água e pó químico.

Nestes itens foram apresentadas simulações de principio incêndio em materiais sólidos como papel, papelão, madeiras, e em materiais de líquido inflamável. Na ocasião foram utilizados extintores de acordo com a classificação do incêndio.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.