Cerimônia de certificação aconteceu na noite de terça-feira (14) – Divulgação

Em Bataguassu, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou a cerimônia de entrega de certificados dos cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social para 870 alunos capacitados em 2018. O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, participou da cerimônia, que aconteceu na noite de terça-feira (14), com a presença de lideranças rurais e políticas da região.

“A melhor meio para mudarmos o mundo é pela educação. Essa afirmativa está entre as prioridades do Senar/MS, levar conteúdo de qualidade, com informações do agronegócio, para o maior número possível de pessoas. Um exemplo claro é o Agrinho, uma iniciativa que mostra desde cedo, a conexão que existe entre campo e cidade. Queremos que os certificados entregues nessa noite tragam novas oportunidades para todos que acreditam na instituição”, ressalta Bertoni.

O presidente do Sindicato Rural de Bataguassu, Manuel Agripino, falou da relevância do Senar/MS na garantia de conhecimento para o campo. “Muitas vezes o que precisamos é fazer diferente. Para isso, é necessário conhecimento e tecnologia, fatores proporcionados pelos cursos, capacitações que preparam para a realidade do campo. Estamos jogando a rede com o propósito de levar cada vez mais informações para os trabalhadores rurais que buscam superar os desafios”.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, a transformação de vidas acontece a partir da capacitação. “É uma alegria estar aqui no dia de hoje, por dois principais motivos: O primeiro pelo ato de comemorarmos uma data tão importante para os presentes. Através da educação e da qualificação nós acreditamos que podemos transformar vidas, seja no trabalho, melhorando o resultado da sua entrega, ou mesmo empreendendo, com os conhecimentos obtidos nas capacitações. O segundo motivo é que estou em casa e fico muito honrado em estar entre amigos. A transformação só acontece com a parceria que existe entre as instituições, que faz com que a missão seja cumprida”.

Transformando Vidas – Uma das pessoas certificadas foi Elaine Pereira da Silva que fez o curso de Produção de Pães e Bolos Caseiros. “Graças ao Senar, hoje tenho minha própria renda. Tenho uma encomenda atrás da outra e já enviei meus bolos para vários municípios da região. Eu indico que todos façam os cursos que pra mim, foi muito bom”, comemora.

Também participaram do evento, o diretor-secretário, Frederico Stella; a secretária de assistência social, Ana Nely Castello Branco Sanches; o vereador Dennis Thomazini, que representou a Câmara Municipal e o ex-presidente do Sindicato Rural de Bataguassu e atual provedor da Santa Casa de Misericórdia do município, Ulisses Numman Galvan.