Senai inicia competições do Grand Prix de Inovação em 8 cidades do Estado

Alunos da unidade de Aparecida do Taboado – Divulgação

Como parte da programação do Mundo Senai, as unidades operacionais de Naviraí, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Sidrolândia, Corumbá, Dourados, Maracaju e Três Lagoas iniciaram, nesta quinta-feira (08/11), as competições do 1º Grand Prix de Inovação, que será concluído nesta sexta-feira (09/11). O desafio dos grupos de alunos participantes é criar e desenvolver soluções inovadoras para atender indústria e sociedade.

Nos dois dias, 165 alunos estarão envolvidos com o Grand Prix de Inovação do Senai, distribuídos em 33 equipes e com o apoio de 54 colaboradores como especialistas e back office, totalizando 250 pessoas. As unidades de Naviraí e Aparecida do Taboado deram a largada às 9 horas desta quinta-feira, enquanto a partir das 13 horas o desafio começa nas unidades de Campo Grande, Sidrolândia, Corumbá, Dourados, Maracaju e Três Lagoas, sendo que os vencedores serão conhecidos na sexta-feira.

A gerente do Senai de Aparecida do Taboado, Ana Elisabeth, afirma que os alunos estão empolgados com a ideia de contribuir para a indústria com ideias inovadoras e custos acessíveis. “Essa é uma boa oportunidade para despertar nos alunos a criatividade e o trabalho em equipe”, afirmou. Para o professor Danilo Yamazaki, coordenador do GP em Naviraí, a atividade demonstra ao público em geral uma das ações desenvolvidas pelo Senai voltadas à formação dos futuros profissionais demandados pela indústria e sociedade.

Em todas as unidades os alunos são divididos em escuderias, que poderão contar com a ajuda de visitantes e equipes das coordenações gerais e de apoio. Os desafios são reais, buscados junto a indústrias ou sindicatos e cada cidade vai tentar resolver as demandas da sua região ou o desafio geral, que é a aplicação de fermentas da Indústria 4.0 para aumentar a produtividade.

A analista técnica de educação do Senai, Carolina Ramos Buscarins Iwano, explica que a atividade busca incentivar a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias.

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