Senai Empresa reforça junto às indústrias a importância da logística reversa

Na semana em que se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, o Senai Empresa aproveita a data para lembrar as indústrias de Mato Grosso do Sul sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos. Apesar das limitações impostas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), nos últimos meses a instituição reforçou a divulgação das consultorias sobre logística reversa, oferecendo apoio técnico e jurídico para o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da legislação estadual.

Segundo a coordenadora do Programa Senai de Gestão Ambiental, Liliane Corrêa, o Programa Senai de Logística Reversa foi criado em 2016 e nesses quatro anos já atendeu mais de 100 empresas no Estado, mas, recentemente, passou por uma reformulação e, agora, o desafio é que mais empresas possam aderir. “O Governo do Estado publicou, em dezembro de 2019, o Decreto nº 15.340, que traz novos critérios para a logística reversa de embalagens em geral em Mato Grosso do Sul. Então, nós remodelamos o Programa para atender essa nova legislação”, informou.

Ela explica que, entre as novas regras, está a de que indústrias “​donas de marca” e outras empresas que utilizam embalagens em Mato Grosso do Sul sejam obrigadas a apresentar um sistema de logística reversa até 23 de junho deste ano. “Por isso, estamos reforçando esse contato com as empresas, por meio dos sindicatos industriais, para explicar como funciona o programa do Senai e dar todo o suporte necessário para que as indústrias possam atender às novas exigências e operar em conformidade”, ressaltou.

Liliane Corrêa detalha que esse novo modelo do Programa permite que o investimento seja proporcional à massa de embalagens colocadas no mercado sul-mato-grossense,​possibilitando intercâmbio na logística reversa de outros Estados​ e compatibilizando dados utilizados por outros sistema de logística reversa​. “De forma geral, os benefícios de a indústria aderir ao programa são estar em conformidade legal, ter maior rastreabilidade da operação e​ ter potencial ganhos com redução de custo da matéria prima reciclada”, resumiu.

Veja abaixo três motivos para se adotar a logística reversa: 

1 – Maior visibilidade socioambiental

Enfatizar as práticas adotadas pela empresa quanto à destinação dos resíduos de seus produtos é uma ótima forma estreitar a relação com o cliente e reforçar o posicionamento da marca. A empresa pode criar ações de marketing para informar sobre suas práticas, a fim de conscientizar o consumidor e gerar uma publicidade positiva.

2 – Redução de custos

A logística reversa viabiliza a economia nos processos produtivos das companhias, já que os resíduos retornam à cadeia produtiva, o que diminui o consumo e os custos de matérias-primas. Esse processo de retorno de resíduos às empresas evita que eles possam poluir ou contaminar o ambiente. 

3 – Ampliação e desenvolvimento de novos negócios

As empresas passam a adotar tecnologias mais limpas, que simplificam a reutilização e a criação de embalagens e produtos que podem ser reciclados com maior facilidade. Além disso, toda sociedade se beneficia com o aumento na geração de empregos, a ampliação do mercado de gestão e de gerenciamento de resíduos.

Serviço – Mais informações sobre o Programa Senai de Logística Reversa podem ser obtidas pelo telefone (67) 3311-8500 ou pelo e-mail senaiempresa@ms.senai.br

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.