Equipamento foi doado por representante da SUN, a Nucahu – Divulgação

Atento às novas práticas, tecnologias e instrumentos de produção, o Senai de Dourados passará a adotar nas aulas dos cursos da área de mecânica automotiva um scanner automotivo PDL 5600, equipamento de última geração compatível com mais de 30 mil sistemas encontrados em veículos nacionais e importados de 42 montadoras. O equipamento foi doado à instituição, nesta quinta-feira (24/10), por representante da SUN, a Nucahu.

Segundo o gerente do Senai de Dourados, Gilberto Schaedler, o novo scanner certamente contribuirá para a formação dos alunos. “Trazer tecnologias de ponta para serem trabalhadas no processo de ensino-aprendizagem realmente faz com que a gente possa atender cada vez mais e melhor os nossos alunos, preparando-os para atuar no mercado de trabalho de maneira eficiente”, afirmou.

O representante da Nucahu, Daniel Oliveira, explicou que o scanner automotivo PDL 5600 é utilizado no mundo inteiro. “Ele atende a linha diesel leve e linha flex brasileira e oferece uma resposta muito grande na parte de diagnóstico veicular, com uma performance completa. Com esse equipamento, realmente os alunos do Senai vão estar preparados para utilizar tecnologia de ponta, o que é fundamental, porque hoje os carros que estão no mercado exigem essa especialização”, destacou, acrescentando que um aparelho como esse também já foi doado ao Senai de Campo Grande.

Para o empresário Sidnei Pitteri Camacho, a parceria do Senai com grandes em soluções e equipamentos para a indústria de veículos e reparação automotiva é um diferencial. “Os alunos que passam por aqui têm uma formação mais completa e que faz a diferença no mercado de trabalho. Como empresário, fico muito feliz por ver que os alunos dos cursos de mecânica do Senai saberão utilizar esse scanner automotivo e sairão daqui profissionais capacitados e atualizados para o que há de mais moderno em termos de tecnologia”, finalizou.

O PDL 5600 é capaz de diagnosticar motivos das falhas de veículos em questão de segundos. Os testes guiados mostram como testar, onde conectar e o que procurar para identificar estas falhas. O scanner analisa inúmeros sistemas – motor, transmissão, airbag, ABS, carroceria, direção, suspensão, TPMS, veículos híbridos, iluminação, assistente de estacionamento, sistema de climatização entre outros – e permite ao profissional finalizar o trabalho mais rápido e com funções essenciais de nível de montadoras.