Seminário sobre Educação Infantil no Teatro Dom Bosco ocorre nos dias 5 e 6 

Programação conta com educadores de renome nacional

Esta semana, nos dias 05 e 06 de outubro, no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande ocorre o I Seminário Estadual de Educação Infantil e Anos Iniciais. O evento é aberto a estudantes e profissionais da área da educação e tem vagas limitadas.

O seminário tem como objetivo proporcionar o intercâmbio entre as diversas instituições ligadas à Primeira Infância, e ainda, dar relevância às discussões em prol das crianças sujeitos de direitos e refletir sobre os desafios da educação da infância de acordo com suas demandas referente à formação e à atuação dos profissionais nos diversos espaços onde acontece a educação da criança. Com o desafio de apresentar relevantes trabalhos que contribuam para a promoção de uma Educação Infantil de qualidade que possam discutir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O evento tem uma programação diversificada em dois dias, onde serão ministradas palestras e mesas redondas com personalidades nacionais e regionais da área da Educação, instituições de ensino, prefeituras, governos, secretarias, além das Organizações ligadas à Primeira Infância.

A palestra principal do seminário será ministrada pela educadora Jussara Hoffman, que abordará o tema “Avaliação e Educação Infantil: observação, sensibilidade e documentação pedagógica”. Jussara é mestre em educação e fundadora da Editora Mediação, onde atua como Diretora Editorial, sendo responsável pela publicação de mais de duzentos títulos na área pedagógica. Reconhecida por suas contribuições à melhoria da educação no País, é autora de vários livros sobre o tema, de capítulos em livros no Brasil e no exterior.

Outra referência na educação é Daniela Resende Florio, Coordenadora da área de Educação da Fundação Abrinq, que ministrará uma palestra sobre a Educação Infantil no Brasil. Ela trará experiências do “Creche para Todos”, que foi iniciado em 2007, e nasceu a partir da iniciativa da Fundação Abrinq “A primeira infância vem Primeiro”, com intuito de garantir o direito à educação de crianças na Educação Infantil. Para isso investiu esforços na ampliação do acesso às creches e da melhoria no atendimento nos espaços existentes, sobretudo nos municípios com os menores índices de desenvolvimento no país.

O Programa engaja atores sociais na soma de esforços pela causa. Hoje, as atividades ocorrem em diversos municípios e conta com a atuação de pessoas físicas, jurídicas, especialistas e instituições por meio da Rede de Articuladores Regionais. Desde então foram 1.746 professores e coordenadores pedagógicos formados, 26 creches reformadas e 1.481 vagas ampliadas, beneficiando cerca de 50.000 crianças.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 67 99282-5670/67 2525-0452/99613-1772  ou no email [email protected], e é uma realização do I NPEDIMS I Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Infância em Mato Grosso do Sul e WD Treinamentos.

Serviço

Data: 05 e 06/10

Local: Teatro Dom Bosco

Horário: 7h30