Seminário e Audiência Pública sobre uso abusivo de álcool e outras drogas é nesta semana

Vereador Sergio Nogueira luta em favor do combate às drogas - Foto: Divulgação
Vereador Sergio Nogueira luta em favor do combate às drogas – Foto: Divulgação

Câmara Municipal e Comad realizam evento nos dias 09 e 10 de agosto

O vereador Sergio Nogueira (PSDB), em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas – Comad de Dourados, promove nos dias 09 e 10 de agosto o I Seminário de Sensibilização da Sociedade com relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas e a Audiência Pública “Fortalecer e Melhorar a Rede de Atendimento ao Dependente do Álcool e Outras Drogas”. O evento, que será realizado na Câmara Municipal, é gratuito e aberto a toda comunidade.

De acordo com o parlamentar, que é membro do Comad e presidente da Comissão Permanente de Assistência Social da Câmara, a proposta é ampliar os debates e a articulação da rede de atendimento no âmbito municipal, além de trabalhar a prevenção. “Nossa meta é discutir políticas públicas e ações com vistas à prevenção. Prevenir é a melhor forma”, enfatiza.

A abertura do evento acontece às 8h. A programação conta com palestras sob os temas de políticas públicas sobre drogas, efetividade do tratamento e cura da dependência, processos de tratamentos até a abstinência: recaídas e redução de danos e o papel da família, relações sociais, elaboração de propostas de ação para criação do Programa/Plano Municipal de Prevenção ao uso indevido e abusivo de álcool e outras drogas, redes de atendimento, comunidades terapêuticas, entre outros assuntos.

A audiência pública será na quinta-feira, às 19h, que terá palestra com o Coronel PM Tony Audry Lima Zerlotti, coordenador estadual do Proerd e com o psicólogo Renan Sene Pretti, coordenador do Caps-AD. Será emitido certificado de ambos os eventos.

A ideia é, ainda, contribuir com a Elaboração do Plano Municipal sobre Drogas de Dourados. “É nosso dever como pais, educadores e políticos, promover essa discussão sobre prevenção quanto ao uso de drogas. A droga provoca dependência. Precisamos elaborar políticas públicas e ações com vistas à prevenção, pois nada melhor que prevenir esse mal que assola a vida de milhares de adolescentes e jovens”, destaca o vereador Sergio Nogueira.